Eleições 2022: quem é e quem não é obrigado a votar
Está na Constituição Federal: o voto é obrigatório no Brasil. E essa obrigatoriedade vale para todos os cidadãos nascidos no país ou naturalizados brasileiros, alfabetizados e com idade entre 18 e 70 anos.
Isso significa que mais de 156 milhões de pessoas devem ir às urnas no dia 2 de outubro para participar do pleito que vai escolher presidente da República, governadores dos Estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Ainda que a lei exija o voto das pessoas que cumprem os requisitos, elas também têm que estar em dia com a Justiça Eleitoral para participar da votação. Ou seja, precisam ter participado das últimas eleições ou justificado a ausência, caso não tenham ido às urnas em pleitos recentes. Além disso, há situações em que o voto é facultativo.
Mesmo que estejam dentro da faixa de idade obrigatória, só podem votar brasileiros que estão sem pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto.
Para saber a situação do título e ver se você está apto a votar nas Eleições 2022 é simples: basta acessar no Portal do TSE o menu “Serviço ao Eleitor” e, em seguida, clicar em “Situação eleitoral”.
Fonte: A Gazeta
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui