Entenda como fica a Câmara de Vitória após a posse de novos vereadores

Entenda como fica a Câmara de Vitória após a posse de novos vereadores

André Moreira e Vinicius Simões eram suplentes de Camila Valadão e Denninho Silva, respectivamente, e assumiram os mandatos nesta quarta-feira (1º).

Câmara Municipal de Vitória deu posse a dois novos vereadores nesta quarta-feira (1º). O advogado André Moreira (Psol) e o professor de História Vinicius Simões (Cidadania) assumiram os mandatos que eram de Camila Valadão (Psol) e Denninho Silva (União Brasil), eleitos deputados estaduais em outubro de 2022 e que tomaram posse na Assembleia Legislativa.

Além de Simões e Moreira, também deu início ao mandato o vereador Francisco Hosquem Pires (Podemos), o Chico Hosken, empossado no último dia 10 de janeiro, após o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) ser preso e afastado do cargo por decisão judicial.

Ainda na mesma sessão, o vereador Leonardo Monjardim (Patriota) também iniciou oficialmente seu mandato. Monjardim tomou posse no dia 20 de janeiro, após o vereador Gilvan da Federal (PL) ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) por infidelidade partidária.

Além do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e dos vereadores Delegado Piquet (Republicanos), Maurício Leite (Cidadania) e Duda Brasil (União Brasil), também estiveram à mesa: Anabela Galvão, representante da Ordem dos Advogados do Brasil/ES, e Pedro Ivo de Souza, presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público.

Na sessão, Pazolini saudou os vereadores empossados “nessa nova composição, plural, representando a cidade de Vitória. Desejo um ano muito profícuo de muitas realizações e com muita responsabilidade. Tenho certeza que a harmonia e a independência caminharão lado a lado nesse biênio, como foi no primeiro biênio”, disse o prefeito.

Em sua fala, o vereador André Moreira parabenizou sua antecessora, Camila Valadão, pelo trabalho desenvolvido, e aproveitou a ocasião para homenagear sua mãe durante o discurso.

“Fico feliz e honrado ao dizer que há gente aqui que me acompanha desde o início, na militância da OAB, até hoje. Não conseguirei citar todos. Mas abraço-os na figura da minha mãe, dona Geni. Quando sentamos numa cadeira dessa, há toda uma história por trás. Minha mãe nos deu todo o estofo para fazer essas lutas e com ela, aprendi o sentido da caridade, da solidariedade e da disposição para a luta. Ela nos sustenta, assim como meu pai, que já se foi”, afirmou.

“Vitória é uma mulher. E como é ela? É uma mulher negra, de periferia, que tem filhos adotados, biológicos, que são cis, trans e que sofrem, como ela, as violências do cotidiano. Nosso mandato é um mandato de Vitória”, acrescentou o vereador do PSOL.

Vinicius Simões, que já atuou como vereador por dois mandatos, destacou o momento especial de seu retorno.

“Esse tempo foi de amadurecimento e de constatações. Constatei que na vida não existe derrota, e sim, trajetos pelos quais passamos. Embora todos queiram vencer, o melhor lugar para evoluir como pessoa é quando estamos perdendo. Esse lugar nos aproxima de nossa essência, dos nossos amigos, da família e de Deus.”

O vereador Chico Hosken agradeceu aos amigos e a todos os presentes.

“Agradeço à família dos catadores de recicláveis, aos músicos, e dizer que estou aqui para somar e ajudar nossa cidade para contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e o cuidado com o meio ambiente”.

Ao dar as boas-vindas aos vereadores, o presidente da Câmara de Vitória, Delegado Piquet, falou da importância da casa cheia e plural.

“Hoje é um recomeço das atividades legislativas, mas também uma nova história a ser escrita. História de muito respeito e trabalho. Espero que essa Casa continue a ser palco de bons debates para a nossa cidade, que trabalhe diariamente em direção às melhores práticas de gestão”, disse.

Fonte:FolhaVitória