ES abre primeira usina de briquetes de minério do mundo
Deputados estaduais destacaram importância de a Assembleia Legislativa acompanhar e cobrar medidas para reduzir a poluição
O Espírito Santo é sede da primeira usina de briquetes de minério de ferro do mundo. Localizada na Unidade Tubarão da Vale, a usina foi oficialmente inaugurada na manhã desta terça-feira (12). A solenidade contou com a presença de deputados estaduais, autoridades do governo do Estado, diretoria executiva e empregados da mineradora.
O briquete promete reduzir em até 10% as emissões de gases de efeito estufa na produção de aço, ao liberar menos gás carbônico quando comparado a outros processos de aglomeração de minério de ferro, como as pelotas produzidas atualmente. “Agora com a emergência climática, a fabricação do briquete vai ser revolucionária para a siderurgia mundial. Vai reduzir a pegada e, obviamente, vai contribuir para o setor, que representa 8% da emissão de gases de efeito estufa”, afirmou o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.
Os deputados Alexandre Xambinho (PSC) e Mazinho dos Anjos (PSDB(, que presidem respectivamente a CPI das Licenças Ambientais e a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas, estiveram presentes na inauguração e falaram da importância de o Poder Legislativo acompanhar medidas de sustentabilidade de empresas localizadas no estado.
“A Ales está aqui para acompanhar todo esse processo. Como presidente da CPI, acompanho esse investimento na área ambiental que a Vale faz no Estado através do Termo de Compromisso Ambiental firmado com o Ministério Público e o governo. Temos esse papel de fiscalizar e monitorar os obrigações do TCA”, declarou Xambinho.
“Isto é o que Frente de Mudanças Climáticas vem buscando: cobrar a redução de emissão de carbono no Estado, principalmente das indústrias. E garantir que investimentos como esse, de indústria limpa, sejam feitos no Espírito Santo”, completou Mazinho.
A mineradora converteu duas usinas de pelotização para produção de briquetes. A primeira planta já está em operação e a segunda deve ser inaugurada no início do próximo ano. Juntas, terão capacidade de produzir anualmente 6 milhões de toneladas de briquete de minério de ferro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), também participou da solenidade na Vale, acompanhado do vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) e do governador Renato Casagrande (PSB). O evento foi encerrado na área da usina, com o início simbólico da operação de fabricação dos briquetes.
Casagrande ressaltou a necessidade de alcançar as metas do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa, proposto pelo governo, e garantir que o segmento industrial cumpra sua parte. “Esse é um passo importante para a política de descarbonização, o briquete gasta menos energia e reduz a emissão de carbono. Está dentro do que assumimos no plano de descarbonização, que é chegar à neutralidade de carbono até 2050”, pontuou o governador.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui