Francisco Berdeal é o escolhido para ser o novo chefe do Ministério Público Estadual

Francisco Berdeal é o escolhido para ser o novo chefe do Ministério Público Estadual

O governador Renato Casagrande (PSB) escolheu o promotor Francisco Berdeal para ser o novo procurador-geral de Justiça. O anúncio foi feito por meio do Twitter do governador.  Berdeal tomará posse no dia 2 de maio e ficará à frente do Ministério Público Estadual (MPES) até 2026. Ele foi o segundo mais votado da lista tríplice.

A definição veio após uma semana da formação da lista. Na última sexta-feira (22), os 268 membros do MPES participaram da votação que resultou na eleição dos promotores Pedro Ivo de Sousa (146 votos), Francisco Berdeal (132 votos) e Maria Clara Mendonça (97 votos).

No mesmo dia a lista formada foi entregue para o governador – a quem cabe fazer a nomeação –, que ficou de conversar com os três candidatos antes de tomar a decisão, conforme noticiou a coluna.

Casagrande recebeu cada um dos três ontem (27), individualmente, e em reuniões que duraram cerca de 30 minutos. Questionado pela coluna De Olho no Poder ontem, Casagrande confirmou a conversa com os três candidatos e disse que decidiria nos próximos dias.

A escolha de Francisco representa uma continuidade à atual gestão. Ele foi o nome apoiado pela atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, à frente da instituição há quatro anos, e representou o rompimento do grupo de Luciana e do ex-PGJ e atual desembargador Eder Pontes.

QUEM É O NOVO PGJ?

Francisco tem 50 anos e é formado pela Universidade Federal Fluminense-UFF-Niterói/RJ, com especialidade em Direito Processual Civil pela FDV.

Ele iniciou a carreira no Ministério Público em 2003. Passou pelas Promotorias de Justiça de Viana, Afonso Cláudio, Águia Branca, Ibatiba, Guarapari, Colatina, Jaguaré, Fundão, São Mateus, Aracruz, Linhares, Cariacica, Serra e Vitória.

Já comandou o Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) e em 2020 assumiu o cargo de secretário-geral do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, sendo o braço direito da PGJ Luciana. Ele também comanda a Comunicação da instituição.

Fonte: Folha Vitória