Governo do ES: pesquisa aponta crescimento de Audifax

Governo do ES: pesquisa aponta crescimento de Audifax

O governador Renato Casagrande (PSB) continua liderando e seria reeleito no Espírito Santo. Foi o que apontou a quarta de uma série de pesquisas encomendada por ESHOJE neste processo eleitoral. O levantamento (ES-07861/2022) foi realizado pelo Instituto Perfil entre os dias 18 e 22 de julho, tendo como base 16 municípios que englobam 70% do eleitorado capixaba.

Na pesquisa estimulada – quando se apresentam as opções, conforme nas urnas eleitorais -, o atual chefe do Executivo capixaba é o nome escolhido por 33,08% dos entrevistados. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,9%. Na pesquisa divulgada em junho, o governador alcançava pouco mais de 30% das intenções de votos.

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) dá sinais de crescimento e desponta na segunda colocação, tecnicamente empatado com Manato (PL) – o redista chega a 13,17% e o liberal alcançou 14,58% das intenções de voto. O prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) aparece com 8%, seguido do deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), com 3,17%. A pesquisa foi realizada antes do parlamentar anunciar desistência nesta disputa.

Empatados na última posição o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso (Republicanos), e o economista Aridelmo Teixeira (Novo), com 2,83% das intenções. O republicano também decidiu seguir por outro projeto e não vai mais concorrer a governador, mas a senador.

‘Brancos ou nulo’ foi opção de 14% dos entrevistados e indecisos totalizaram 8,33%.

Rejeição

Apesar de ser o líder nas intenções de voto, Renato Casagrande também encabeça a rejeição: 19,08% dos entrevistados jamais votariam no socialista. Manato vem logo atrás somando 15,5% das rejeições e Audifax tem 12,25% neste quesito. Erick Musso não seria votado por 8,75%, Aridelmo é rejeitado por 3,75% e Guerino Zanon por 2,5%.

“Audifax entra na briga”

Analisando os dados do estudo, o diretor do Instituto Perfil, Erasmo Lima, destaca o crescimento do ex-prefeito de Serra, Audifax Barcelos (Rede).

“Os novos números do Instituto Perfil, referentes ao mês de julho, apresentam algumas alterações. E as principais subidas foram de Audifax Barcelos, na corrida para o Governo do Estado, e de Rose de Freitas, para o Senado Federal.

Uma tendência de fato, em se tratando de pesquisas eleitorais, só pode ser considerada quando isso ocorre por pelos menos duas medições distintas consecutivas. Três medições com subida, então, é o cenário ideal para uma sinalização de candidato competitivo.

E neste quesito, avaliando o ex-prefeito Audifax (Serra), será preciso uma próxima medição para confirmarmos de fato, tal subida. O mesmo oscilou em sua trajetória, marcando 4,72% em dezembro, 11% em maio, tendo caído para 7% em junho. Mas, sem sombra de dúvida, foi uma crescida bem interessante, quando constatamos o aumento de 7% em junho para 13,17% agora em julho.

 

Fonte: ESHOJE