Hoffmann e Gandini propõem novas rotas turísticas para o Estado

Hoffmann e Gandini propõem novas rotas turísticas para o Estado
Igreja Santa Bárbara é um dos atrativos da Rota da Ferradura, em Guarapari / Foto: Sagrilo/Setur ES

O Espírito Santo passou a contar com mais duas rotas turísticas: a Rota da Ferradura, em Guarapari; e a Rota Azul, que engloba os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo. As leis 11.786 e 11.787, que criam os novos roteiros turísticos, foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DIO-ES) de terça-feira (28). As novas legislações já estão em vigor.

A Rota da Ferradura teve como base o Projeto de Lei (PL) 67/2023, apresentado pelo deputado Tyago Hoffmann (PSB) na Assembleia Legislativa (Ales). O roteiro interliga a BR-101 aos distritos de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jaboti e Jaboti, num cenário que envolve belas paisagens, passeios rurais, hotéis, pousadas e restaurantes familiares. A ideia é valorizar o agroturismo na região.

Já a Rota Azul é oriunda do PL 9/2023, elaborado por Gandini (Cidadania). Esse trajeto turístico possui 30,5 quilômetros de extensão. O início é no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, na comunidade de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, passa por Venda Nova do Imigrante e termina no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo. O parlamentar pretende fomentar a atividade econômica local, fortalecendo os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural.

Fonte: Ales.