Incentivo à Produção de Borracha Natural em Debate

Incentivo à Produção de Borracha Natural em Debate

Estado é um dos maiores produtores nacionais de borracha natural; desafios do setor são tema de audiência pública conjunta das comissões de Agricultura e Cooperativismo

A agenda das comissões da Assembleia Legislativa (Ales) traz na próxima semana (10 a 15 de junho) audiência pública das comissões de Agricultura e de Cooperativismo para debater os desafios do setor de borracha natural no estado. A reunião será na próxima terça-feira (11), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.

A discussão sobre os fatores que afetam o cultivo e a comercialização da borracha foi proposta pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e deverá reunir representantes de entidades do setor produtivo, de órgãos públicos e de instituições de pesquisa.

Competitividade com produto importado, pragas, volatilidade de preços da commodity e falta de mão de obra qualificada são alguns dos fatores que impactam o segmento. O setor da borracha natural tem peso social e econômico na agricultura do Espírito Santo, um dos maiores produtores nacionais.

“A audiência pública será uma oportunidade para discutir essas questões e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento do setor da borracha natural no Espírito Santo, que já se destaca no cenário nacional, mas pode avançar ainda mais”, explica o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), presidente da Comissão de Agricultura.

“A borracha é um material presente em diversos segmentos e sabemos da grande importância para a economia capixaba e do país. A união do cooperativismo é fundamental para oferecer mais robustez ao setor e dialogar sobre propostas que contribuam ainda mais para o desenvolvimento do setor da borracha natural em nosso Estado”, comenta o presidente do colegiado de Cooperativismo, deputado Allan Ferreira (Podemos).

Meio Ambiente

Na segunda-feira (10) a Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais debate a atuação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental na prevenção e repressão aos crimes contra a fauna. O capitão Frederico Spinelli Escovedo fará uma palestra sobre o assunto. A reunião extraordinária começa às 18h10 no Plenário Rui Barbosa.

Na quinta-feira (13) duas comissões vão ao interior do Estado para realização de audiências públicas. Em Castelo, o colegiado de Educação discute o tema “Pedagogia da Alternância na Educação Básica e Profissional”. A audiência começa às 14 horas na  Paróquia da Igreja Matriz da cidade. Já na Câmara Municipal de Linhares, o debate sobre “Defesa dos Direitos Humanos”, coordenado pela comissão dedicada ao tema na Ales, começa às 14 horas.

Seminário

Ainda na quinta-feira (13) a Procuradoria da Mulher da Assembleia promove seminário sobre “a importância dos Conselhos de Direito das Mulheres e das Procuradorias da Mulher na construção de Políticas Públicas de proteção e prevenção”. O evento será no Plenário Dirceu Cardoso, a partir das 14 horas.

Confira a agenda completa da semana*:

Segunda-feira (10)
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
14 horas – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
15 horas – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais – Plenário Rui Barbosa
19 horas – Sessão solene em homenagem ao Dia do Pastor – Plenário Dirceu Cardoso

Terça-feira (11)
10 horas – Comissão de Cooperativismo em conjunto com a Comissão de Agricultura – Plenário Dirceu Cardoso
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
15 horas – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
19 horas – Sessão solene em homenagem aos Empresários que se Destacam em Iniciativas Voltadas para Responsabilidade Social Empresarial no ES – Comenda Américo Buaiz – Plenário Dirceu Cardoso

Quarta-feira (12)
9 horas – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso

Quinta-feira (13)
9 horas – Sessão solene em homenagem Aos Consultores do Tesouro do Estado do ES – Plenário Dirceu Cardoso
13 horas – Audiência pública da Comissão de Educação com o Tema “Pedagogia da Alternância na Educação Básica e Profissional no Espírito Santo” – Castelo
13 horas – CPI do Combate ao Abuso Sexual e Violência Cometida Contra Crianças e Adolescentes – Plenário Dirceu Cardoso
14 horas – Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos para debater “Defesa dos Direitos Humanos” – Linhares
14h às 17h – Seminário Formativo da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo “A importância dos Conselhos de Direito das Mulheres e Procuradorias da Mulher na construção de Políticas Públicas de proteção e prevenção” – Plenário Dirceu Cardoso
18 horas – Reunião conjunta da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Norte Capixaba; FP De Desenvolvimento Econômico e Social Do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste do Espírito Santo e da FP de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura – Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Linhares/ES
19 horas – Sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Civil – Medalha Edmar Guimarães – Plenário Dirceu Cardoso

Fonte: Assembleia Legislativa