INSS: Presidente Bolsonaro convida Dra Soraya Manato para cerimônia de portaria que acaba com prova de vida presencial
A deputada federal Soraya Manato participou nesta quarta-feira (2), de uma cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). No anúncio o presidente assinou uma portaria para que cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não tenham que fazer mais a prova de vida presencialmente.
“Pegar uma pessoa dessa (idosa) por numa van, no carro de táxi para fazer uma prova de vida é um ato de desumanidade.”
Bolsonaro elogiou a mudança e afirmou que exigir a prova de vida presencial de pessoas mais idosas era um “ato de desumanidade”.
Uma das integrantes da equipe presidencial no evento foi a deputada federal, Dra. Soraya Manato (PSL), que participou a convite de Bolsonaro. “Agradeço ao presidente pelo convite e pela oportunidade por mais uma vez ao seu lado entregar mais dignidade aos brasileiros. A medida tira do sufoco pessoas debilitadas que precisavam ser levadas até o INSS de forma obrigatória para simplesmente garantir a continuidade do benefício.”
O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, disse que a responsabilidade é do órgão e não do beneficiário. “A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS.”
A nova regra entrará em vigor depois de publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até amanhã (3).
Com informações do site: Opinião ES
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui