Leis propostas por Devanir Ferreira que garantem mais direitos aos autistas são sancionadas em Vila Velha

Leis propostas por Devanir Ferreira que garantem mais direitos aos autistas são sancionadas em Vila Velha

Nesta segunda-feira (04), duas leis propostas pelo vereador Devanir Ferreira (Republicanos), a Lei Nº 6.660/2022 e a Lei N° 6.663/2022 foram sancionadas pelo prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Podemos).

A Lei N° 6.660/2022, garante o direito ao acompanhamento especializado por equipe multidisciplinar nas escolas públicas e privadas do Município de Vila Velha para a pessoa com transtorno do espectro autista – TEA.

A Lei N° 6.663/2022, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Vila Velha.

Para Devanir Ferreira a sanção das leis foram uma grande conquista para a causa.

“Uma grande vitória, incluir e adaptar é algo que deve ser feito em todos os municípios, tenho certeza que demos mais um passo para ajudar uma causa tão importante “, ressaltou Devanir Ferreira.

O autismo — nome técnico oficial: transtorno do espectro do autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.