Lenise Loureiro é candidata a Deputada Estadual

Lenise Loureiro é candidata a Deputada Estadual

Quem é Lenise Loureiro?

Sou advogada, gestora pública há 20 anos e candidata a Deputada Estadual.

Tenho muita experiência e felizes realizações. Recentemente, fui Secretária Estadual de Turismo e o Espírito Santo alcançou a 4º colocação no ranking nacional do Boletim da Economia do Turismo. Foram destaques a campanha Capixabear, que estimula as pessoas a conhecerem o Espírito Santo e os capixabas a estamparem o orgulho de pertencer ao nosso estado; e o projeto Caminhos do Turismo, que melhora o acesso a atrativos e roteiros por meio de pavimentação de estradas.

Participei das ações que contribuíram para a retomada das atividades após dificuldades da pandemia e fui responsável por conduzir o diálogo entre poder público, setor produtivo e sociedade.

A revitalização dos centros históricos também é meu compromisso. No Governo do Estado, transferi 10 órgãos públicos para o Centro de Vitória e resgatei o Saldanha da Gama, que será a Casa do Turismo Capixaba

Além da Secretaria de Turismo, também já estive à frente das Secretarias Estaduais de Gestão e Recursos Humanos, Esportes e Lazer e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo. Já na Prefeitura Municipal de Vitória, liderei as Secretarias de Educação, Gestão Estratégica e de Desenvolvimento da Cidade, e na da Serra, a Secretaria de Meio Ambiente.

Por que se candidatar a Deputada Estadual?

Sinto que estou preparada para um novo desafio. Após esse longo período trabalhando no Executivo Municipal e Estadual, desejo levar toda a minha experiência para o Legislativo. Quero contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Espírito Santo, levando melhorias para todos.

Como você avalia a gestão do governador Renato Casagrande?

Excelente! Nunca o Espírito Santo recebeu tanto investimento em obras de infraestrutura, educação, saúde e segurança, como tem recebido na gestão de Casagrande.

Além disso, é uma gestão transparente, organizada e responsável. Não é à toa que o Espírito Santo é destaque nacional em diversas áreas e referência para outros entes da federação.

Casagrande fez e continua fazendo muito pelo nosso estado. E quer fazer mais ainda!

O Portal do Príncipe foi uma grande realização?

Com certeza! As obras do Portal do Príncipe revolucionaram a região. Elas são um marco na gestão Casagrande!

Além de melhorarem a mobilidade da chegada sul de Vitória, criaram novos espaços de convivência, lazer e esporte para os cidadãos capixabas.

O retorno de órgãos do governo do estado contribui para revitalização do Centro de Vitória?

Contribui bastante! Nos últimos três anos, transferimos para o bairro as sedes da Agerh, Sedurb, Idaf, Rede Abraço, Ciretran, Procon e Icepi. Essa ação integra o projeto Cidade Administrativa do
Estado, o qual coordenei, sob a liderança do governador Renato Casagrande, quando estive à frente das secretarias de Gestão e Recursos Humanos e de Turismo.

E são vários os benefícios gerados: aproximação e integração entre os órgãos, redução dos custos da Administração Estadual com
aluguéis de imóveis, facilitação do acesso aos serviços públicos, dinamismo da economia local, ocupação de imóveis ociosos, atração de novos negócios e aumento da circulação de pessoas nesses espaços, proporcionando sensação de segurança.

Ainda este ano, também serão instalados no Centro de Vitória a Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo; o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada; o Hub Criativo da Secult no antigo Cartório Sarlo, na Praça Costa Pereira; e a Setur na Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha). E ainda está prevista, para 2023, a mudança da Fapes para o Edifício Valia, localizado ao lado da Escadaria Maria Ortiz.

Quais ações a senhora acredita que podem melhorar a segurança no Centro de Vitória?

O investimento em tecnologia, como equipamentos de videomonitoramento, é uma ação que gera bons resultados.

Temos o exemplo do projeto Cerco Inteligente de Segurança de Vitória, implantado na gestão de Luciano Rezende, que contribuiu para a redução do número de furtos e roubos no município, além de auxiliar na recuperação de veículos roubados.

Por isso, acredito que investir nestes equipamentos é um bom caminho, especialmente em centros urbanos, que costumam ter movimentação de pessoas reduzida à noite.