Mostra na Ales homenageia o fotógrafo Paulo Bonino

Mostra na Ales homenageia o fotógrafo Paulo Bonino

Abertura de exposição com trabalhos de 13 fotógrafos profissionais e amadores contou com a presença de Bonino, homenageado com a Ordem do Mérito Domingos Martins

Com homenagem especial ao fotógrafo Paulo Bonino de Freitas Pacheco, hoje com 96 anos, a Assembleia Legislativa abriu, na noite de segunda-feira (25), a Mostra Capixaba de Fotografia no Espaço de Artes Elpídio Malaquias. A exposição reúne obras de 13 profissionais e amadores separadas por temas, oferecendo aos visitantes uma experiência a partir da visão e sensibilidade artística de cada um.

Paulo Bonino recebeu do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), proponente da homenagem, a Ordem do Mérito Domingos Martins, no Grau de Comendador. A primeira dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, participou do evento.

Fotos da abertura da exposição

Fotógrafo desde os 25 anos, Paulo Bonino começou a registrar, na década de 60 do século passado, a evolução dos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari, contribuindo para a criação do maior acervo de imagens que contam a história política, econômica e social do Espírito Santo. Ele é o principal expositor da mostra, que vai até o dia 12 de julho.

O trabalho de Paulo Bonino, que é o fotógrafo artístico mais idoso em atividade no Brasil, já lhe rendeu mais de 40 prêmios, com destaque para a medalha com a foto de um beija-flor fêmea, que foi a mais premiada em concurso na Itália. Em diversas publicações de jornais e revistas, Bonino relata que ganhou medalhas em vários países e se sente realizado quando dá entrevistas e afirma que registrou o crescimento de Vitória, como a construção das Segunda e Terceira Ponte e do Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi.

Suas lentes captaram toda a orla de Camburi, quando os bairros de Pontal de Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, Morada de Camburi e República eram apenas de Mata Atlântica e restinga. O premiado fotógrafo publicou um livro em 2020 mostrando a evolução de Vitória desde a década de 60. Natural de Santa Teresa, acompanhou o biólogo e amigo Augusto Ruschi em suas incursões pela Mata Atlântica, observando colibris, tema de inúmeras fotos. À TV Ales, disse emocionado que era a melhor homenagem que havia recebido até hoje.

Opiniões

Idealizador do evento junto com o diretor de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader, o servidor da Casa Ademir Pazolini, um dos expositores, destacou que a Mostra Capixaba de Fotografia é uma grande oportunidade para impulsionar a economia criativa no mercado fotográfico e também a geração de imagens, valorizando os profissionais e amadores da arte. “É gratificante fazer algo pelos fotógrafos, meus colegas, e esta mostra é por temas, sob o olhar de cada um”, disse.

O fotógrafo da Ales Antônio Carlos Sessa Neto, o Tonico, falou sobre a trajetória do colega e amigo Paulo Bonino, destacando também os grandes fotógrafos capixabas. O diretor Giuliano Nader disse que Paulo Bonino dialoga com a fotografia e que a diretoria está aberta para as entidades, visando trazer os artistas ao Legislativo para que exponham as suas obras.

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, entregou certificados aos 13 fotógrafos. “É uma honra fazer esta homenagem aos profissionais e amadores, e principalmente ao Paulo Bonino, um ícone da fotografia mundial, e agradeço a ele a oportunidade que nos deu para homenageá-lo em vida com esta mostra e a Comenda Domingos Martins”, afirmou.

Expositores 

Paulo Bonino
Tema: Pássaros

Ademir Pazolini (servidor da Ales)
Tema: Orla/Abstrato

Andréa da Silva Faria Santos
Tema: Convento da Penha

Christian Diego Fonseca Nascimento
Tema: Pôr do Sol

Eduardo Menezes Neves
Tema: Paisagens de Vitória

Fernando Libardi
Tema: Estiva

Ivan Pierozzi Júnior
Tema: Refúgios Urbanos

Karla Rodrigues
Tema: Pesca Artesanal

Rita de Cassia Corteletti
Tema: Águas e Embarcações

Rodrigo Coutinho Martins
Tema: Nascer do Sol

Rodrigo Melo Reis
Tema: Fotosub

Vitor Barbosa
Tema: Longa Exposição

Antônio Carlos Sessa Neto (Tonico – servidor da Ales)
Tema: Riquezas Culturais