MPES quer que a Região Metropolitana tenha a mesma classificação no mapa de risco

MPES quer que a Região Metropolitana tenha a mesma classificação no mapa de risco

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, para adotar as providências administrativas necessárias para que os municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória tenham a mesma classificação na matriz de risco, considerando como referência o município que obtiver a avaliação mais grave.

A medida vale para Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Guarapari e Viana e decorre da classificação dos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha em risco moderado, diante do aumento expressivo de casos de Covid-19 no Estado e da epidemia do vírus influenza provocada pela nova variante H3N2.

Na notificação, o MPES destaca que a análise e tratamento em conjunto dos municípios da Grande Vitória para fins de classificação na Matriz de Risco ajudará a preservar os cidadãos, as famílias e as comunidades, em especial, neste momento de preparativos para o retorno das atividades educacionais presenciais.

O Ministério Público cita também que a população somada dos municípios da região corresponde quase a metade do número de habitantes de todo o Espírito Santo. Assim, o MPES considera que, se a região for analisada e tratada em conjunto, pode contribuir para a contenção significativa de novos casos da Covid-19 e para desafogar os serviços de saúde dos municípios, principalmente no momento atual de crescimento desenfreado da doença, em razão da variante ômicron, conjugado com as síndromes respiratórias, conforme dados extraídos do Painel Covid-19 ES.

Reprodução Folha Vitória