“Não tem ninguém santo”, diz a deputada do PSL capixaba Soraya Manato sobre candidaturas laranjas

Em um discurso no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal capixaba Soraya Manato (PSL) causou polêmica ao falar sobre candidaturas laranjas. Atacando partidos adversários, em especial o Podemos, Pros e PSOL, a deputada afirmou que todos os partidos tiveram candidaturas laranjas, inclusive o seu partido, o PSL.

O discurso foi feito nesta terça-feira (15).

O vídeo foi compartilhado em vários perfis nas redes sociais e muitos usuários trataram a declaração como uma “confissão”. 

Um dia após o discurso, a deputada emitiu uma nota oficial para reforçar o seu posicionamento, mas não enfatizou que o PSL capixaba “não praticou crime algum”.

“Devido a insistência de alguns parlamentares que seguem apontando que no PSL houve candidaturas consideradas “laranjas” nas últimas eleições, utilizei o microfone do Plenário para mostrar que há uma ampla investigação e que, a maioria dos partidos brasileiros estão possivelmente cometendo essa prática”

Veja abaixo, a íntegra da nota enviada pela deputada federal Soraya Manato, do PSL-ES:

Antes de tudo, gostaria de esclarecer que no Espírito Santo o PSL participou das eleições de 2018 com duas candidatas: uma teve 57.741 votos e a outra, em torno de 12 mil votos. Portanto, o PSL Estadual não praticou crime algum. Mas, devido a insistência de alguns parlamentares que seguem apontando que no PSL houve candidaturas consideradas “laranjas” nas últimas eleições, utilizei o microfone do Plenário para mostrar que há uma ampla investigação e que, a maioria dos partidos brasileiros estão possivelmente cometendo essa prática.
Acusam o PSL de ter 15,9% de possíveis candidatas laranjas, mas partidos como o PT (11%), PP (10,5%), MDB (14,6%), PSD (20%), PR (28,5%), PSB (12,5%), estão com possibilidades de utilizarem deste artifício, Mas, quero chamar a atenção também do Podemos com 35,5%, o PTB com 34,8%, o PROS com 40% e o PSOL com 27,1%.
Então, como falei em Plenário, não tem ninguém santo. Antes de acusar o meu partido, procurem ver o que os outros partidos fizeram e verifiquem se também estão sendo investigados.