Nésio Fernandes e Ethel Maciel são confirmados em equipe do Ministério da Saúde

Nésio Fernandes e Ethel Maciel são confirmados em equipe do Ministério da Saúde
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios

O ex-secretário de Saúde do Estado Nésio Fernandes foi confirmado para atuar na equipe do Ministério da Saúde em 2023. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante uma live nesta segunda-feira (2).

Além de Nésio, a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Ethel Maciel, também vai integrar o quadro de funcionários do ministério.

A professora vai ocupar o cargo de secretária de Vigilância e Saúde, enquanto Nésio foi escalado para a Secretaria de Atenção Primária.

A indicação de Nésio para o cargo já tinha sido antecipada pelo colunista do Portal ES 360 Vítor Vogas. O ex-secretário atuou no Espírito Santo desde 2019, quando foi empossado no primeiro mandato do governador Renato Casagrande. Ele foi um dos grandes destaques do Governo na condução das decisões que envolveram a pandemia da covid-19.

Nésio é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. 

Ele também foi secretário de Saúde em Palmas, no Tocantins, e é filiado ao PCdoB, partido aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Epidemiologia

A professora e pesquisadora Ethel Maciel é graduada em Enfermagem pela Ufes, com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University.

Nas redes sociais ela comentou a indicação.

“Compartilho com vocês a imensa honra e alegria do desafio em assumir a partir de hoje a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), no Ministério da Saúde. Após estes últimos anos, que pareceriam não ter fim, vamos trabalhar por um futuro melhor”, disse.

 

Fonte: ES