Novas Diretrizes para o Transporte de Animais são Pleiteadas por Janete

Novas Diretrizes para o Transporte de Animais são Pleiteadas por Janete

Deputada solicitou à Anac informações sobre a logística aérea de animais e propõe que pets deixem de ser considerados cargas

A deputada Janete de Sá (PSB) repercutiu a morte do cachorro Joca, da raça golden retriever, em São Paulo. Joca foi embarcado por engano em um voo para Fortaleza, transportado pelo serviço de cargas da companhia aérea Gol na segunda-feira passada (22). A parlamentar, que é presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Ales, encaminhou ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) solicitando informações sobre o embarque de pets no Espírito Santo.

A Anac informou que está aberta uma consulta setorial pública, que vai até 14 de maio, para receber sugestões para a criação de novas regras para esse tipo de transporte. O formulário para o envio de sugestões por escrito e os demais documentos pertinentes estão disponíveis no portal da agência.

Janete pediu que os capixabas participem da discussão. “Precisamos nos manifestar para que o animal deixe de ser considerado como uma carga, mas encarado como um ser vivo. Para que os animais possam chegar aos seus destinos com vida, com saúde e com qualidade”, destacou.

Fotos da sessão

Trabalhadores

Às vésperas da comemoração do Dia do Trabalho, deputados repercutiram diversos temas alusivos às relações trabalhistas do setor público e privado. Foram abordadas questões salariais dos servidores públicos e a agenda de mobilizações de sindicatos e entidades representativas para a celebração do 1° de maio. Além disso, representantes da categoria da perícia criminal estiveram nas galerias para reivindicar melhorias nas carreiras e vencimentos.

O deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT) leu um manifesto do Sindicato dos Peritos do Espírito Santo, que representa peritos criminais e médicos legistas. “Importante frisar que esses profissionais tão importantes para resolução dos crimes estão com salários não condizentes (…). A perícia é essencial para promoção da justiça (…) De todos os estados da federação, os salários dos peritos daqui estão em último lugar. Atualmente, eles recebem R$ 7.229 e queriam que, ao menos, colocassem na média nacional que é R$ 13.900”, reivindicou.

Já a deputada Janete de Sá usou a tribuna para ler manifesto da Ales, assinado por todos os deputados, em apoio aos trabalhadores da mineradora Vale contra a suspensão do transporte que era fornecido aos empregados até o Terminal de Tubarão.

A parlamentar falou dos riscos que os funcionários de Ibiraçu, João Neiva, Fundão, Viana e Aracruz passarão a correr no trânsito, dirigindo em horários de pico ou de madrugada, após turnos puxados de trabalho. Ainda classificou a suspensão do serviço de transporte como um retrocesso em termos de mobilidade urbana por aumentar o fluxo de veículos nas estradas.

“E, além de tudo, vai ter mais custos para a família. É uma completa desagregação familiar. Agradeço o apoio dos nossos colegas que votaram, em unanimidade, contra essa atitude desastrosa”, destacou.

Frente do empreendedorismo

O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (Podemos), suspendeu a sessão ordinária para fomentar a adesão dos parlamentares à Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo Capixaba. O superintende do Sebrae/ES, Pedro Rigo, esteve presente na sessão e enfatizou o convênio de cooperação técnica, assinado com a Ales na semana passada, para fornecer ao Legislativo, por exemplo, estudos e pesquisas que vão ajudar a balizar a proposição de programas e políticas públicas na área.

O presidente do colegiado, Alexandre Xambinho (PSB), ao solicitar a adesão dos parlamentares à causa, falou sobre a importância do segmento para a economia do estado. “De janeiro a fevereiro só os microempreendedores geraram mais de 3 mil empregos para os capixabas. Houve um crescimento de 52% na abertura de novas microempresas”, ressaltou.

Fonte: Assembleia Legislativa