A sessão foi longa, mas após analisar recursos, ouvir os 34 concorrentes à vaga – o 35º não compareceu –, a OAB, com seus 41 votantes, chegou aos 12 nomes que irão disputar uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional. Agora, eles vão disputar o voto da advocacia em eleição direta para a formação da lista sêxtupla. Entre os 12 escolhidos, apenas uma mulher.
Foram escolhidos os advogados: Raphael Americano Câmara (41 votos), Luciano Olímpio Rhem da Silva (37 votos), Rodrigo Marques de Abreu Júdice (36 votos), Vinícius Pinheiro de Sant’Anna (35 votos), Alexandre Puppim (34 votos), Samir Furtado Nemer (32 votos), Erfen José Ribeiro Santos (31 votos), João Batista Dalllapiccola Sampaio (30 votos), Elisa Helena Lesqueves Galante (29 votos), Américo Soares Mignone (28 votos), Ricardo Macedo Peçanha (23 votos) e Anderson Sant’Ana Pedra (22 votos).
Em seu perfil no Instagram, o advogado mais votado agradeceu os votos recebidos. “Receber todos os votos do nobilíssimo Conselho da OAB-ES e da laboriosa diretoria me emocionou muito. E o abraço do meu eterno presidente Luiz Basilio, do alto dos 91 anos, confortou meu coração. Valeu o trabalho! Por isso cito a Oração aos Moços: ‘O amanhecer do trabalho há de antecipar-se ao amanhecer do dias”, disse Raphael Câmara.
Além de Basílio, o ex-governador José Ignácio Ferreira, que também foi presidente da Ordem, esteve presente na sessão que foi classificada pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, como histórica. Ele lembrou que teve de recorrer ao CNJ sobre a vaga do Quinto Constitucional – pela Constituição, um quinto das vagas do TJ (6) são destinadas aos membros da advocacia e do Ministério Público, sendo três para cada.
“Essa é a primeira sessão extraordinária após a reeleição por mais três anos. Gostaria de registrar a minha felicidade em estar aqui e agradecer essa oportunidade e falar a vocês que o Quinto não foi nos dado. O Quinto foi exigido pela OAB-ES. Tivemos que exigir e ir ao CNJ. É importante que os 35 homens e mulheres que estão aqui tenham ciência da nossa luta institucional e que num momento breve isso não tenha que ser executado. “Deus me deu essa honra de presidir a sessão. Pela primeira vez o TJ vai ter um desembargador eleito pela classe”, disse Rizk.
A eleição da lista sêxtupla está marcada para o próximo dia 14, no Centro de Convenções de Vitória, das 9h às 17 horas. Em seguida, os seis nomes serão enviados para o TJ e os desembargadores vão afunilar ainda mais a lista, para três nomes, a serem enviados para a escolha do governador.