Os senadores capixabas tornaram público seu candidato para presidência do Senado

Os senadores capixabas tornaram público seu candidato para presidência do Senado

Assim como todos os Estados e o Distrito Federal, o Espírito Santo tem 3 representantes no Senado Federal. Na Casa, ao todo, são 81 senadores, que aglutinam todas unidades da federação. Eles vão votar no dia 1º de fevereiro para escolher quem vai comandar a Mesa Diretora do Senado no biênio 2023/2024.

Estão na disputa Rodrigo Pacheco (PSD), que é o atual presidente buscando a reeleição e Rogério Marinho (PL), eleito para seu primeiro mandato de senador. Pacheco é candidato da base de Lula (PT) e tem maior proximidade com ministros do STF. Já Marinho foi ex-ministro do governo Bolsonaro (PL) e tenta chegar ao comando da alta cúpula do Legislativo para, em tese, garantir maior equilíbrio e isonomia entre os Poderes. Eduardo Girão (PODEMOS) está com nome na concorrência, mas deve declinar nas próximas horas.

Os senadores capixabas tem o voto para à presidência definido. Ambos tornaram público seu candidato. Veja como votam:

Fabiano Contarato (PT) vai seguir o partido e votar em Pacheco. Ele é o futuro líder do PT no Senado, assume o comando da bancada na quarta-feira (1/2). É extremamente crítico ao bloco do PL, representado por Marinho.

Magno Malta (PL) defensor de Bolsonaro garante seu voto no correligionário Marinho. Além de votar no aliado, o senador tem feito articulação nos bastidores a favor do bloco de oposição. Nas redes sociais, Malta diz que “A vitória de Marinho significará autonomia ao Senado, sem submissão a outros Poderes.”

Outro que vota no candidato do PL, é Marcos do Val (PODEMOS). Do Val tem feito duras críticas a gestão Lula. Ele é o responsável por tornar público informações, que revelam uma possível prevaricação de lulistas nos distúrbios de 8/1, atribuindo que o governo sabia das intenções de vandalismo e não tomou medidas de prevenção para instalar o caos. Ele anunciou seu voto em um post nas plataformas sociais.

“URGENTE!!!! Atendendo aos anseios dos capixabas, os quais represento aqui no Senado Federal, oficializo que votarei no Senador Rogério Marinho para à presidência do Senado!”, publicou neste domingo (29).

De acordo com o site “Como vota senador”, o placar atual para disputa à presidência do Senado, é:

  • Pacheco 34 votos declarados;
  • Marinho 31 votos declarados;
  • Indecisos somam 16.

É necessário obter pelo 41 votos favoráveis para vencer. Se isso não ocorrer, a votação vai para o segundo turno.

Fonte:OpniãoES