Pesquisa da Record TV mostra crescimento de Manato e decisão com Casagrande no segundo turno

Pesquisa da Record TV mostra crescimento de Manato e decisão com Casagrande no segundo turno

Pesquisa encomendada pela Record TV a Real Time Big Data e divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que o novo governador do Espírito Santo só deve ser definido no segundo turno em uma disputa entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL).

No cenário espontâneo, o atual governador tem 22% das intenções de voto, enquanto Manato aparece com 12%. Uma diferença de apenas 10% entre os dois principais candidatos na disputa pelo Palácio Anchieta.

Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (Rede) aparecem empatados com 2% das intenções de voto. Aridelmo Teixeira (Novo) marcou apenas 1% no levantamento. Capitão Vinícius Sousa (PSTU) e Claudio Paiva (PRTB) não foram citados. Dos entrevistados, 3% citaram outros nomes e 12% disseram que votariam branco ou nulo.

Os que não souberam opinar ou não quiseram responder chegam a 46%.

Pesquisa estimulada

Nessa pesquisa da Record TV, última publicada antes do início da campanha eleitoral no rádio e na tv – começa nesta sexta-feira (26) -, no cenário estimulado Casagrande aparece com 49% das intenções de voto. Manato (PL) está em segundo lugar como o nome escolhido por 21% dos entrevistados.

Guerino marcou 6%, enquanto Audifax tem 4% das intenções de voto, estando tecnicamente empatados, na margem de erro.

Aridelmo e Capitão Vinícius Sousa aparecem com 2%, empatados dentro da margem de erro. Cláudio Paiva não pontuou.

Brancos ou nulo somam 6%. Outros 10% disseram não saber em quem votar ou não souberam responder.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada por amostragem com 1.500 pessoas na terça (23) e quarta-feira (24) em vários municípios do Espírito Santo, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022.