Pinheiros comemora sucesso de feira agropecuária

Pinheiros comemora sucesso de feira agropecuária

O município de Pinheiros, com 24 mil habitantes, realizou a sua primeira feira agropecuária – a Pinheiros Agro Show 2023. De acordo com organizadores, o volume de negócios ultrapassou a previsão, em torno de R$ 30 milhões. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pinheiros, Érico Orletti, as transações já haviam passado os R$ 35 milhões no segundo dia da feira, realizada de 26 a 28 de outubro, no Girassol Country Clube, a dois quilômetros do centro da cidade.

Orletti ressaltou que, além da produção do café e pimenta do reino, a região também está produzindo feijão, milho, trigo e soja. Ele destacou a importância do encontro para os agricultores, pois reuniu maquinários, ferramentas, tecnologias, produtos, conhecimento e pessoas, com foco no incremento da produção agrícola para os municípios da Região Nordeste do estado.

“A feira nasceu de uma demanda da região, que é produtiva, altamente tecnológica, de uma cidade pujante, empreendedora, que ainda não tinha sediado evento desse tipo. Outros municípios já têm. Sentimos necessidade de ter uma feira para expor os produtos, trazer os produtores para mais perto, mesmo conhecendo as tecnologias, mas, mais do que isso, é fazer a interação”, explicou o presidente do sindicato.

Desenvolvimento regional

O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), que preside a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste do Espírito Santo, destacou a importância da participação agrícola da região na economia do estado e colocou a Assembleia Legislativa à disposição dos agricultores.

Mazinho, que também está à frente da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, convidou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, para fazer parte do conselho consultivo do colegiado e somar-se aos demais que já confirmaram participação.

O parlamentar lembrou as ações que o Legislativo vem realizando em benefício dos agricultores da região e destacou uma das obras que vai beneficiar a região: a criação do polo de irrigação do noroeste e extremo norte do estado.

O Ministério de Desenvolvimento Regional participou de oficina durante a feira para identificar as necessidades da agricultura, com vistas a direcionar os investimentos para a irrigação e distribuição de energia.

Fonte: Ales