PL destaca importância do Mercado da Capixaba

PL destaca importância do Mercado da Capixaba

Iniciativa valoriza aspectos histórico, cultural e artístico do prédio localizado no Centro de Vitória, construído em 1926

Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 298/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD), que declara o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, patrimônio histórico, cultural e turístico do Estado.

O Mercado da Capixaba foi um símbolo econômico de Vitória da década de 1920 até o início dos anos 2000, quando o edifício sofreu um incêndio. O prédio foi recentemente reformado com o objetivo de atrair empreendedores, gerar renda, empregos e revitalizar a área do centro da capital.

Coronel Weliton destaca que o imóvel foi construído durante o governo de Florentino Avidos, em 1926, na então avenida Capixaba, atual avenida Jerônimo Monteiro. Inicialmente, o prédio foi construído para substituir o antigo mercado municipal que existia no mesmo lugar, mas que não atendia às necessidades da capital capixaba à época.

A estrutura foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983. No ano de 1996, o imóvel passou por uma grande recuperação e o segundo pavimento do mercado sediou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Infelizmente, na noite do dia 19 de setembro de 2002 ocorreu um incêndio iniciado em uma loja localizada no térreo do edifício que se alastrou e destruiu o teto do segundo pavimento”, lembra o parlamentar na justificativa.

Com a restauração, as lojas poderão ser ocupadas com comércio de artesanato, livros e produtos vinculados à cultura local, produtos típicos do agronegócio do Espírito Santo, flores e estabelecimentos vinculados à gastronomia.

Andamento

Antes de ir para a votação em plenário, o projeto será analisado pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 298/2024