Prefeito de Vitória lidera em avaliações, superando seus pares no Sudeste e demais regiões do país.

Prefeito de Vitória lidera em avaliações, superando seus pares no Sudeste e demais regiões do país.

O Instituto AtlasIntel, que combina métodos quantitativo e experimentais em pesquisas, divulgou estudo sobre aprovação de prefeitos das capitais do Brasil, incluindo Vitória. Os dados foram anunciados na noite de 31 de dezembro e coloca o chefe do Executivo da municipal da capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em destaque. Ele teve a gestão aprovada por 68% da população, segundo o estudo.

Na região sudeste, o prefeito Pazolini está em primeiro lugar, comparado ao Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Enquanto o capixaba foi aprovado por 68%, o carioca Eduardo Paes tem 54% de aprovação.

Já Faud Noman enfrenta desaprovação de 50% em Belo Horizonte – 31% disseram “não sei” e 33% aprovam -, enquanto Ricardo Nunces, de São Paulo, tem apoio de 45%, a dúvida de 22% e o apoio de 34%.

Na última semana de 2023 esta foi a segunda pesquisa favorável ao prefeito capixaba. Uma publicada pela Ipespe Analítica coloca Pazolini com apoio de 33% do eleitorado, conforme o agregador, ante 20% do ex-prefeito João Coser (PT).

Geral

Em Recife, a gestão de João Campos é celebrada com uma alta taxa de aprovação de 81%, seguido por Arthur Henrique, de Boa Vista, ostenta uma aprovação de 80%, um indicativo positivo da sua administração na única capital brasileira acima do equador.

A capital da Amazônia, Manaus, onde David Almeida assume a prefeitura, mostra uma robusta aprovação de 79%, enquanto em Macapá o Antônio Furlan é aprovado por 78% dos que responderam a pesquisa, e Topázio Neto por 75% dos eleitores de Florianópolis.

Natal, sob o comando de Álvaro Dias, conta com uma aprovação de 74%, e a administração de Rafael Greca, em Curitiba, é apoiada por 73%. Isso significa apenas 2% a mais que Hildon Chaves em Porto Velho.

A histórica Salvador, com Bruno Reis à frente da prefeitura, tem uma aprovação de 59%. Fortaleza, com Sarto Nogueira, tem uma aprovação de 25%, e o instituto mostra que em Belém, Edmilson Rodrigues tem uma das menores taxas de aprovação, com apenas 6%.

Esse ranking da Atlas Intel, segundo a instituição, seria uma fotografia da satisfação dos cidadãos com seus líderes municipais.