Prestação de contas na área da Saúde acontecerá nesta sexta-feira

Prestação de contas na área da Saúde acontecerá nesta sexta-feira

O secretário Miguel Duarte Neto vai apresentar dados sobre trabalho realizado na pasta estadual no terceiro quadrimestre de 2023

A Assembleia Legislativa (Ales) abre espaço nesta sexta-feira (22), às 9 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, para que o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, preste contas do trabalho realizado à frente da pasta no terceiro quadrimestre de 2023 – setembro a dezembro.

A participação de Miguel na audiência pública promovida pela Comissão de Saúde cumpre o artigo 36 da Lei Complementar Federal 141/2012. Da vez passada, o gestor deu destaque à crescente judicialização observada na saúde estadual, que tem nos medicamentos o maior volume de gastos dos recursos públicos.

O titular da pasta deve abordar também o atual cenário da dengue, cujos números vêm crescendo no Espírito Santo. Segundo os dados mais recentes, entre 31 de dezembro de 2023 e 9 de março de 2024 (1º e 10° semanas epidemiológica), os registros da doença somam 71.144. Isso representa 25 mil registros a mais quando comparado ao igual período do ano passado.

Durante a sabatina realizada na última prestação de contas, em dezembro passado, o secretário Miguel Duarte Neto falou sobre temas como ampliação de leitos, redução de prazos relacionados ao diagnóstico e tratamento de câncer e o pagamento do piso da enfermagem. A expectativa é que o convidado também esclareça dúvidas dos participantes nesta sexta (22).

A Comissão de Saúde é presidida pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) e tem como membros efetivos os deputados Pablo Muribeca, Callegari (PL), Hudson Leal (Republicanos) e Zé Preto (PL).

Fonte: Assembleia Legislativa Espirito Santo