Projeto celebra a jornada da imigração pomerana

Projeto celebra a jornada da imigração pomerana

Espindula propõe roteiro turístico para relembrar trajeto migratório feito pelos pomeranos no Espírito Santo, a partir de meados do século 19

O deputado Adilson Espindula (PSD), apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 301/2024 para criar o roteiro turístico “Pomerweeg – Caminho Pomerano” no Espírito Santo. Abrangendo 16 municípios capixabas, o caminho busca relembrar os passos migratórios dos pomeranos, desde a chegada ao Porto de Vitória em 1859.

Os municípios que integrarão o “Pomerweeg” são Vitória, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Colatina, Governador Lindenberg, Domingos Martins e Santa Teresa.

De acordo com o deputado, o objetivo da proposta é incentivar o turismo, além de valorizar a história e a cultura do povo pomerano no Espírito Santo, destacando sua trajetória e legado. “O projeto é um elo entre o passado e o presente, deixando também mais um marco para que as gerações futuras nunca se esqueçam de onde vieram”, defende Espindula.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que uma das principais atrações do roteiro é a gastronomia típica pomerana, que inclui delícias como mijlchebrood (pão de milho), wurst (linguiça), firsichsup (sopa de pêssego), spitsbuubkuchen (bolo ladrão) e witeeten (comida domingueira).

O roteiro também inclui pontos históricos de grande relevância, como o Monumento ao Imigrante em Santa Leopoldina, as ruínas do escorregador no antigo Porto de Cachoeiro, a Serra dos Marquardt em Caramuru, entre outros.

Tramitação

O PL 301/2024 vai ser analisado pelas Comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças, antes de ser votado pelo Plenário.

Acompanhe a tramitação do PL 301/2024

Fonte: Assembleia Legislativa