Projeto tem como objetivo evitar acidentes com trens
Xambinho defende adoção de medidas na área de educação, infraestrutura e fiscalização para evitar acidentes entre trens, pedestres e veículos automotores
O crescimento desordenado das cidades constitui um desafio também para o transporte ferroviário, já que linhas de trem instaladas no passado atravessam locais agora povoados. Pessoas se arriscam atravessando linhas férreas, mesmo em trechos onde o trânsito de pedestres é proibido. Também são comuns acidentes com carros, arrastados por trens quando motoristas tentam cruzar passagens de níveis.
Para minimizar os riscos de acidentes, o deputado Alexandre Xambinho (Podemos) propõe um projeto de lei (PL 255/24) que institui a Política de Conscientização para o Trânsito e Convivência Harmônica entre Veículos Automotores e Ferrovias no estado.
O deputado afirma que os riscos de acidentes nesses cruzamentos são evidentes e podem ser mitigados por meio de medidas educativas, de infraestrutura e fiscalização adequadas. “O objetivo do projeto é propor uma política abrangente que promova a conscientização dos cidadãos e a convivência harmoniosa entre diferentes modos de transporte, contribuindo para a redução de acidentes e a preservação de vidas”, justifica.
O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa e será analisado pelas comissões de Justiça, de Mobilidade Urbana e de Finanças.
Acompanhe a tramitação do PL 255/2024.
Fonte: Assembleia Legsilativa
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.