Projetos sobre novos presídios e aposentadoria de militares do ES serão enviados à Assembleia
O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que já estão definidos os projetos que ele pretende enviar para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) que, nesta quarta-feira (1º), deu posse aos 30 deputados eleitos no pleito de outubro do ano passado, nas primeiras semanas deste mês.
De acordo com o socialista, que concedeu entrevista coletiva logo após a solenidade na Ales, da qual participou, as matérias remetidas à Casa já no início da nova legislatura possuem caráter de urgência.
“Vamos encaminhar para cá (para a Assembleia) a criação da subsecretaria da Agricultura Familiar, o projeto de mudança na previdência dos parlamentares, o projeto que trata sobre a criação de uma estrutura para um novo Presídio de Xuri, lá em Vila Velha, que é um presídio novo, que tem uma estrutura nova, com novos diretores, além da nova unidade prisional em São Mateus”, disse o socialista.
Ainda conforme Casagrande, também devem ser encaminhadas à Ales, nos próximos dias, propostas que tratam sobre a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres, uma novidade na gestão casagrandista, e sobre a previdência dos policiais militares do Estado.
Atraso e discurso democrático: veja como foi a solenidade na Ales
Com o Plenário Dirceu Cardoso lotado e cerca de 20 minutos de atraso, os 30 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro tomaram posse dos cargos na manhã desta quarta.
A solenidade na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória, contou com a presença de autoridades, familiares dos deputados e de membros da sociedade.
A sessão foi presidida por Theodorico Ferraço (PP), deputado estadual mais velho do Legislativo capixaba e reeleito para novo mandato, conforme determina o regimento interno da Ales.
Conheça os deputados estaduais do ES empossados
Tomaram posse nesta manhã para mais um mandato, os deputados estaduais do Espírito Santo reeleitos Adilson Espindula (PDT), Alexandre Xambinho (PSC), Capitão Assumção (PL), Dary Pagung (PSB), Delegado Danilo Bahiense (PL), Gandini (Cidadania), Hudson Leal (Republicanos), Iriny Lopes (PT), Janete de Sá (PSB), José Esmeraldo (PDT), Marcelo Santos (Podemos), Raquel Lessa (PP), Theodorico Ferraço (PP) e Vandinho Leite (PSDB).
Os parlamentares que entram na Assembleia a partir deste ano, receberam a Comenda Domingos Martins durante a sessão solene.
São eles: Alcântaro (Republicanos), Allan Ferreira (Podemos), Bispo Alves (Republicanos), Callegari (PL), Camila Valadão (Psol), Coronel Weliton (PTB), Denninho Silva (União Brasil), Dr. Bruno Resende (União Brasil), João Coser (PT), Lucas Polese (PL), Lucas Scaramussa (Podemos), Mazinho dos Anjos (PSDB), Pablo Muribeca (Patriota), Sergio Meneguelli (Republicanos), Tyago Hoffmann (PSB) e Zé Preto (PL).
Casagrande faz discurso em favor da democracia
Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas, o governador do Estado, Renato Casagrande. Em seu discurso, o chefe do Executivo Estadual destacou a importância do respeito à democracia.
Casagrande também citou os dois candidatos a presidir a Mesa Diretora da Ales, que decidiram pelo consenso, conforme noticiou com exclusividade a jornalista Fabiana Tostes, da coluna De Olho no Poder, nesta manhã.
Investigado em ação contra atos antidemocráticos, Capitão Assumção chegou à Ales acompanhado da mãe
Alvo de uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura os atos antidemocráticos que ocorreram no país desde o fim da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Capitão Assumção (PL) chegou na Assembleia Legislativa acompanhado da mãe.
O deputado estadual reeleito para mais um mandato usa uma tornozeleira eletrônica por determinação da Justiça. Ele também teve outras medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, durante a investigação.
Uma semana após receber alta, Meneguelli acompanhou solenidade sentado
O deputado estadual mais votado nas últimas eleições, Sérgio Meneguelli (Republicanos) acompanhou a sessão solene sentado. O parlamentar passou por problemas de saúde no início do ano.
Meneguelli chegou a ficar oito dias internado para tratar um quadro de “diverticulite” — doença que causa inflamação na parede interna do intestino. O parlamentar recebeu alta hospitalar há cerca de uma semana.
Como noticiou Fabiana Tostes na coluna De Olho No Poder, do Folha Vitória, ao chegar na Ales de cadeira de rodas, o deputado foi levado até a Mesa das Autoridades, onde fez o juramento sentado.
Segundo a assessoria de Meneguelli, ele passou por uma avaliação médica nesta terça-feira (31) que o liberou para participar da posse. Ele ainda deve evitar andar e ficar de pé durante a recuperação.
Fonte:FolhaVitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui