Propostas reconhecem tradições de Linhares

Propostas reconhecem tradições de Linhares

Objetivo é valorizar o Forró do Pontal e a Festa do Caboclo Bernardo, que fazem parte do calendário cultural do município

Duas importantes manifestações culturais do município de Linhares podem passar a ter o seu relevante interesse cultural reconhecido pelo Estado. Tratam-se do Forró do Pontal e da Festa do Caboclo Bernardo, da Vila de Regência. As propostas são do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), por meio dos projetos de lei (PLs) 712 e 719/2023.

Forró do Pontal

A festa ocorre tradicionalmente no mês de julho, na quadra Geraldino Valfré, localizada na Segunda Avenida do Pontal do Ipiranga, em Linhares. O Forró do Pontal faz parte do calendário cultural do município e atrai turistas de várias cidades do Espírito Santo e até mesmo de fora do estado.

“O Forró do Pontal não é apenas uma manifestação artística, mas um patrimônio imaterial, que carrega consigo a história, os costumes e a alma do povo de Linhares. (…) Estamos protegendo um legado cultural que é transmitido de geração em geração, representando a riqueza das tradições locais. O forró não é apenas uma atividade de entretenimento, mas uma expressão viva da comunidade, enraizada nas raízes do município”, explica o proponente.

Festa do Caboclo Bernardo

Realizada desde a década de 1930, em homenagem ao herói nacional e descendente indígena Bernardo José dos Santos (1859-1914), a festa ocorre anualmente, no mês de junho, na vila de Regência. Pescador do vilarejo, Caboclo Bernardo ficou conhecido por ter enfrentado o mar bravo e salvo 128 pessoas do naufrágio do Cruzador Imperial Marinheiro (embarcação da antiga Marinha Imperial Brasileira), em 1887. O feito lhe rendeu uma condecoração entregue pela Princesa Isabel.

“A Festa do Caboclo Bernardo pode atrair visitantes interessados em experimentar a cultura e as tradições únicas da Vila de Regência. Esse aumento do turismo cultural pode trazer benefícios econômicos para a comunidade, gerando oportunidades de emprego, estimulando o comércio local e promovendo a preservação de outras atividades culturais e artísticas da região”, justifica o parlamentar.

Tramitação

Antes de serem avaliadas em plenário pelos deputados, os projetos deverão passar por análise das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.