Rampa de voo livre no Morro do Moreno preocupa pilotos de avião no ES

Rampa de voo livre no Morro do Moreno preocupa pilotos de avião no ES

Há um perigo rondando a rota de aviões que decolam e aterrissam no Aeroporto de Vitória. E não se trata de área de turbulência. A rampa do Morro do Moreno, em Vila Velha, com 274 metros de altitude, utilizada por praticantes de voo livre e parapente, contribui para que o espaço aéreo seja considerado de risco por pilotos e controladores de tráfego aéreo.

Profissionais do setor de transporte aéreo efeturaram denúncias. Eles se preocupam com a presença dos parapentes no caminho das aeronaves.

“Temos um problema sério. Há rotas que passam próximas depois que a nova pista do aeroporto passou a ser utilizada. Se atletas e amadores querem saltar por ali, as rotas aéreas terão que ser alteradas”, informa um controlador de tráfego aéreo, que trabalha no Aeroporto de Vitória e que pediu para não ser identificado.

“Recebemos avisos apreensivos da parte de pilotos que utilizam essa rota. Ali não se deveria haver saltos”, reforça.

Os pilotos, acrescenta o controlador, afirmam que muitos praticantes de voo livre acabam por ultrapassar a altura das torres de telefonia móvel, implantadas no alto do morro.

“Isso é muito arriscado, o que acarreta uma situação de risco para a segurança dos pilotos, tripulantes, dos atletas e de todos em geral”, desenvolve.

Foto: Reprodução TV Vitória

Morro do Moreno, em Vila Velha,  atrai praticantes de esportes radicais  envolvendo voo livre e montanhismo

Acidentes são registrados no local. Recentemente, em 15 de novembro, um homem ficou preso na cobertura de um prédio na Praia da Costa, após saltar de parapente na rampa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. Ele ficou suspenso por uma corda no último andar do edifício até ser resgatado por moradores e policiais militares.

Piloto de parapente ficou preso em prédio da Praia da Costa no último dia 15 de novembro

Reprodução Folha Vitória