Rampa de voo livre no Morro do Moreno preocupa pilotos de avião no ES
Há um perigo rondando a rota de aviões que decolam e aterrissam no Aeroporto de Vitória. E não se trata de área de turbulência. A rampa do Morro do Moreno, em Vila Velha, com 274 metros de altitude, utilizada por praticantes de voo livre e parapente, contribui para que o espaço aéreo seja considerado de risco por pilotos e controladores de tráfego aéreo.
Profissionais do setor de transporte aéreo efeturaram denúncias. Eles se preocupam com a presença dos parapentes no caminho das aeronaves.
“Temos um problema sério. Há rotas que passam próximas depois que a nova pista do aeroporto passou a ser utilizada. Se atletas e amadores querem saltar por ali, as rotas aéreas terão que ser alteradas”, informa um controlador de tráfego aéreo, que trabalha no Aeroporto de Vitória e que pediu para não ser identificado.
“Recebemos avisos apreensivos da parte de pilotos que utilizam essa rota. Ali não se deveria haver saltos”, reforça.
Os pilotos, acrescenta o controlador, afirmam que muitos praticantes de voo livre acabam por ultrapassar a altura das torres de telefonia móvel, implantadas no alto do morro.
“Isso é muito arriscado, o que acarreta uma situação de risco para a segurança dos pilotos, tripulantes, dos atletas e de todos em geral”, desenvolve.
Foto: Reprodução TV Vitória
Morro do Moreno, em Vila Velha, atrai praticantes de esportes radicais envolvendo voo livre e montanhismo
Acidentes são registrados no local. Recentemente, em 15 de novembro, um homem ficou preso na cobertura de um prédio na Praia da Costa, após saltar de parapente na rampa.
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Ele ficou suspenso por uma corda no último andar do edifício até ser resgatado por moradores e policiais militares.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.