Representante do Iema é convocado pela CPI da qualidade do ar em Vitória

Representante do Iema é convocado pela CPI da qualidade do ar em Vitória

A quarta reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade do ar em Vitória, que tem como presidente o vereador Leonardo Monjardim (Patriota), foi dedicada a decisões sobre calendário de ações e organização administrativa. Até o momento já foram ouvidos o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), Tarcisio Föeger e o ambientalista Eraylton Moresch, presidente da Juntos SOS ES Ambiental. Participaram da reunião o vice-presidente da CPI, André Moreira (PSOL), o relator Duda Brasil (União) e o vereador membro Davi Esmael (PSD)

André Moreira apresentou aos parlamentares uma proposta que visa reforçar sobre a necessidade de um apoio técnico, que poderá ser cedido pela pela Câmara ou por entidades como os Ifes e a Ufes. “Se não me engano, eles possuem aparelho que pode identificar qualquer material que for recolhido e o tipo de metais que estiverem presentes no material avaliado e etc“, propôs o vereador. “Isso irá nos ajudar a dissipar dúvidas que são recorrentes nas reuniões”, ressaltou Moreira.

Em seguida, o vereador apresentou também um cronograma com os nomes dos próximos participantes que serão ouvidos pela comissão. Também ficou deliberado que as reuniões da CPI Sobre a Qualidade do Ar em Vitória passarão a ser realizadas às terças-feiras, às 15 horas. Leonardo Monjardim propôs também que os próximos convidados sejam definidos mês a mês. Quanto às empresas, que os vereadores decidiram que a reunião dever ser realizada in loco na Vale e ArcelorMittal.

Para a próxima reunião (02/04), que excepcionalmente será realizada às 16 horas, será convocado um representante do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). As reuniões da CPI sobre a qualidade do ar em Vitória, que passam a ser realizadas semanalmente às 15 horas, no Plenário Maria Ortiz, são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da CMV. Confira a reunião na íntegra aqui.

Fonte: Câmara Municipal de Vitoria