Reunião destaca importância das cooperativas mirins como tema central
Comissão de Cooperativismo recebeu alunos e professores de escola pública de Cachoeiro onde iniciativa foi criada em abril deste ano
Nesta terça-feira (5), alunos e professores da escola estadual de ensino integral Francisco Coelho Ávila Junior, em Cachoeiro de Itapemirim, estiveram na Assembleia Legislativa (Ales), para apresentar a Coop-Sul – a primeira cooperativa mirim do sul do Espírito Santo, fundada em abril deste ano.
Os participantes da Comissão de Cooperativismo falaram sobre os benefícios da iniciativa realizada dentro da unidade, como o desenvolvimento de habilidades e competências que disseminam o princípio do cooperativismo, além do impacto positivo das atividades sobre o aprendizado.
O presidente do colegiado, deputado Allan Ferreira (Podemos), destacou que as práticas pedagógicas adotadas no projeto incentivam “o senso de reponsabilidade social e o trabalho em equipe, além de ajudar a construir um futuro promissor para os jovens e familiares”.
A Coop-Sul é fruto de parceria com a Sicoob, responsável pelo Programa Cooperativa Mirim, explicou a representante da instituição, Sandra Martins. A iniciativa foi criada há 5 anos e é voltada para alunos de escolas públicas e particulares, com idade entre 8 e 17 anos, além de organizações da sociedade civil.
Antes mesmo de a cooperativa mirim começar a funcionar, os professores são capacitados e recebem materiais didáticos de orientação com a metodologia de ensino, focada na promoção da “cidadania, por meio do desenvolvimento de valores, práticas participativas e cooperativas no espaço da escola”.
De acordo com Sandra Martins, a iniciativa tem impacto social positivo sobre os estudantes, que também recebem material de apoio para desempenhar as atividades. De acordo com a convidada, atualmente existem 10 cooperativas mirins no Espírito Santo com mais de 450 associados.
Orientadora da Coop-Sul, a professora de Matemática Giullia Faes, disse que os alunos se reúnem uma vez por semana, às quintas-feiras, durante dois tempos de aulas eletivas. Nesse período são desempenhadas atividades teóricas – como o estudo do guia metodológico – e práticas – como a produção do objeto de aprendizagem.
Nesse caso, revela a professora, os alunos produzem o sacolé gourmet. “A partir da produção e da venda desse sacolé dentro da própria escola, os alunos conseguem desenvolver o empreendedorismo, a cooperação, o trabalho em grupo”, contou.
Conforme disse, com esses encontros os estudantes conseguem desenvolver “muitas habilidades”, como as de fala e escuta, o empreendedorismo, a colaboração, a cooperação, o trabalho em grupo. “Ao longo do ano a gente consegue perceber esses desenvolvimentos nos nossos alunos”, observou.
Daniel Garcia é o presidente da Coop-Sul. Ele disse que os princípios cooperativistas contribuíram para a realização de atividades sociais, como a participação na campanha do agasalho, cuja arrecadação de roupas foi destinada a um abrigo no bairro da escola, visando ao bem-estar da comunidade.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui