Sessão destaca cadeia produtiva do café no ES

Sessão destaca cadeia produtiva do café no ES

Assembleia homenageou com a comenda Dário Martinelli 30 pessoas ligadas ao produto protagonista na economia capixaba

“A cafeicultura capixaba não é apenas uma atividade econômica, é um símbolo de tradição, dedicação e resiliência (…) Cada grão de café colhido carrega histórias de sacrifício, de união familiar e de amor pelo campo. (…) Celebramos o esforço de cada um de vocês, que acreditam na terra e nas possibilidades que ela oferece”. Destacando a importância da produção de café para o Estado, que é o segundo maior produtor do Brasil, a deputada Raquel Lessa (PP) homenageou, nesta quarta-feira (13), com a Comenda do Mérito Legislativo Dário Martinelli, 30 produtores e personalidades ligadas à cadeia produtiva do café no estado.

A deputada Raquel Lessa ainda destacou a redução de 12% para 7% na alíquota do ICMS do café conilon, já aprovada pelo Conselho de Política Fazendária (Confaz), e que agora será formalizada por meio de projeto de lei (PL 606/2024) enviado pelo o governador Renato Casagrande (PSB) para votação em regime de urgência na Assembleia Legislativa (Ales).

Fotos da sessão solene

Vários representantes de prefeituras e câmaras municipais do interior do estado estiveram presentes à solenidade e falaram na sessão. “Em 2023 o Estado produziu 17 milhões de sacas de café e a previsão para este ano é chegar a 20 milhões”, destacou o vice-prefeito de Água Doce do Norte, Chales Felismino Teixeira.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Café do ES, Marcus Mendes de Magalhães, falou em nome dos homenageados. “Vamos sair daqui hoje honrados por ter recebido essa comenda tão bacana, mas, principalmente, vamos sair com o dever de casa de continuar esse legado que o Dário Martinelli construiu no início da década de 70 de transformar o conilon, o Espírito Santo, esse país, num lugar, num produto, num estado e num município cada vez melhor”, ressaltou Magalhães.

Pai do conilon

Considerado o “pai do café conilon” no Espírito Santo, o legado de Martinelli, que dá nome à honraria, também foi destacado na sessão em função de esforços feitos pelo ex-prefeito de São Gabriel da Palha para superar a crise gerada no município pelo Programa Federal de Erradicação do Café na década de 1960.

Em 2018 a Ales criou a Comenda do Mérito Legislativo Dário Martinelli, conferida aos profissionais da cadeia produtiva do café. Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 60 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual e faleceu em setembro de 2015.

Homenageados
Ademir Antônio Correa
Ailton Caffeu
Alexsandro Pereira Batista
Benvindo Recle Jacobsen
Braz Diogo Celanti Prando
Débora Brandt Sotelle Carlini
Elidea Rocha Guimarães
Eliezio Onezorge Hoffmann
Ernesto Costa Batista
Euclides Henrique Tozzi Loss
Fernando Catelan
Geraldo Magelo Xavier
Ilson José Engelhardt Filho
Janil Ferreira da Fonseca
João Teixeira Soares
José Antônio Rebeta Morozini
Luciano De Angeli
Luciano de Campos Ferraz
Marcus Mendes de Magalhães
Marilene Davel Dariva
Marlos Aniszeski Bergami
Miguel dos Santos
Paulo César Bruni
Rodrigo Fernandes de Oliveira
Romildo Clair da Silva
Sebastião de Almeida Filho
Valmiro Saar
Vlad Rodrigues Gasparini
Welton Braum Flegler
Wesley Isac Nóia Gomes