Sessão solene na Assembleia Legislativa vai homenagear o juiz Alexandre Martins

Sessão solene na Assembleia Legislativa vai homenagear o juiz Alexandre Martins

A lembrança dos 20 anos do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, aos 32 anos, ocorrido no dia 24 de março de 2003, em Itapoã, Vila Velha, vai marcar a sessão solene presidida pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) nesta quinta-feira (23), às 19 horas, no plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa.
Um dos homenageados com a comenda que leva o nome do juiz é o próprio pai do magistrado, o coronel da reserva, advogado e professor Alexandre Martins de Castro, hoje com 77 anos. Outras 29 personalidades também receberão a honraria, dentre elas o desembargador que presidiu o inquérito que apurou o assassinato no âmbito do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa.
Na sessão, dois ministros – Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, e Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça – além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Richard Kim Pae receberão a Comenda Domingos Martins, conferida pela Assembleia Legislativa. Os três chegam ao Estado para participarem das comemorações oficiais do aniversário da OAB na sexta-feira (24).

OAB
A OAB foi criada, oficialmente, no Espírito Santo no dia 26 de março de 1932, em reunião no edifício do Fórum da Comarca de Vitória. Na ocasião, além da sede da Seção, situada na capital do Estado, foram criadas, também em caráter provisório, duas subseções, uma em São Mateus, representando toda a região norte do Estado, e outra em Cachoeiro de Itapemirim, responsável pela jurisdição do sul do Espírito Santo.
Pouco mais de quatro meses depois, em 04 de agosto de 1932, ficou constituída definitivamente o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, no Espírito Santo, composto por 10 membros: cinco que haviam sido escolhidos pelo Instituto dos Advogados e formaram o Conselho Provisório, e os demais eleitos em assembleia da classe dos advogados, conforme determinação dos Estatutos aprovados.
Além da Comenda Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, haverá a entrega de 32 placas de homenagens a advogados destacados por sua importância na defesa do Estado Democrático de Direito. A lista para as placas foi elaborada pela própria OAB-ES, a convite do deputado Mazinho dos Anjos, que é membro titular do conselho da Ordem.

Fonte : Assembleia Legislativa