Simulador de urna ajuda quem vai votar pela 1ª vez
Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os eleitores podem acessar o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022. Através da ferramenta, a eleitora ou o eleitor pode treinar como vai votar no dia da eleição, como se estivesse diante de uma urna de verdade.
Criado nas Eleições 2014, o simulador ajuda a reduzir o tempo necessário para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso ocorre, pois, com o treino na urna virtual, o eleitor tem um melhor entendimento do processo, como, por exemplo, a ordem de escolha dos candidatos durante a votação.
O simulador conta com partidos e candidatos fictícios para todos os cargos a serem preenchidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.
Seguindo os mesmos parâmetros da votação que acontecerá em outubro, esse ano o simulador tem novos elementos de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e o tempo de espera de um segundo para a conferência do voto.
Como treinar
Para acessar o simulador, basta entrar na página e escolher se você quer votar no primeiro ou no segundo turno. Em seguida, ative as instruções por áudio se for necessário.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher seu candidato a deputado estadual – (com cinco dígitos). Depois escolha o candidato para senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).
Ao selecionar o partido escolhido, surgem os candidatos com seus respectivos números. Depois disso basta digitar o número da candidata ou candidato escolhido. Em caso de erro na digitação, é possível apertar a tecla “corrige” para reiniciar o voto.
Se estiver tudo certo, basta apertar o botão “confirma”. Após concluir a votação para todos os cargos, irá surgir a palavra FIM e o barulho da urna eletrônica
A qualquer momento o eleitor poderá clicar em “nova simulação” para retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar o processo de votação.
Por ser uma ferramenta didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.
*Texto de Maria Leandra, aluna de Jornalismo da 1ª Residência da Rede Vitória, sob supervisão de Daniella Zanotti
Fonte: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.