Simulador de urna ajuda quem vai votar pela 1ª vez

Simulador de urna ajuda quem vai votar pela 1ª vez

Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os eleitores podem acessar o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022. Através da ferramenta, a eleitora ou o eleitor pode treinar como vai votar no dia da eleição, como se estivesse diante de uma urna de verdade.

Criado nas Eleições 2014, o simulador ajuda a reduzir o tempo necessário para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso ocorre, pois, com o treino na urna virtual, o eleitor tem um melhor entendimento do processo, como, por exemplo, a ordem de escolha dos candidatos durante a votação.

O simulador conta com partidos e candidatos fictícios para todos os cargos a serem preenchidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.

Seguindo os mesmos parâmetros da votação que acontecerá em outubro, esse ano o simulador tem novos elementos de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e o tempo de espera de um segundo para a conferência do voto.

Como treinar

Para acessar o simulador, basta entrar na página e escolher se você quer votar no primeiro ou no segundo turno. Em seguida, ative as instruções por áudio se for necessário.

O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher seu candidato a deputado estadual – (com cinco dígitos). Depois escolha o candidato para senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).

Ao selecionar o partido escolhido, surgem os candidatos com seus respectivos números. Depois disso basta digitar o número da candidata ou candidato escolhido. Em caso de erro na digitação, é possível apertar a tecla “corrige” para reiniciar o voto.

Se estiver tudo certo, basta apertar o botão “confirma”. Após concluir a votação para todos os cargos, irá surgir a palavra FIM e o barulho da urna eletrônica

A qualquer momento o eleitor poderá clicar em “nova simulação” para retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar o processo de votação.

Por ser uma ferramenta didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

*Texto de Maria Leandra, aluna de Jornalismo da 1ª Residência da Rede Vitória, sob supervisão de Daniella Zanotti

 

Fonte: Folha Vitória