Tribuna Popular da sessão da Ales recebe o vice-cacique do povo Guarani

Tribuna Popular da sessão da Ales recebe o vice-cacique do povo Guarani

A Tribuna Popular da sessão ordinária de segunda-feira (3) vai receber o vice-cacique Guarani Maynõ Cunha da Silva para tratar das demandas dos povos indígenas aldeados em contextos urbanos no Espírito Santo. A visita foi requerida pela deputada Camila Valadão (Psol).

No Estado, a população indígena aldeada está localizada no município de Aracruz, litoral norte capixaba, e dividida em duas etnias – Tupiniquim e Guarani, organizadas em nove aldeias.

Outro tema que está na agenda da Tribuna Popular é o desenvolvimento sustentável. A convite do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), o plenário vai ouvir a coordenadora do Movimento Nacional ODS Espírito Santo. O grupo é constituído por voluntários e atua com projetos locais na área da sustentabilidade.

A Tribuna Popular também vai trazer como tema o Dia Nacional dos Jornalistas, celebrado em 7 de abril. Para falar sobre os desafios da profissão, a deputada Iriny Lopes (PT) convidou a coordenadora-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo, Suzana Tatagiba.

 

Perigo nas piscinas

Outro tema que será abordado na Tribuna Popular é a prevenção de afogamentos em piscinas, em especial os casos de sucção de ralo. As orientações serão passadas pela Capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Gabriela Andrade de Carvalho. A solicitação foi feita pelo deputado José Esmeraldo (PDT).

Tiro esportivo

Por último, a convite do deputado Coronel Weliton (PTB), Kamila Henrique Alves e Flávio da Silva Polonini, ambos representantes de associações de tiro esportivo, vão abordar o impacto social e econômico da atividade.

Tribuna Popular

A Tribuna Popular acontece sempre na primeira segunda-feira do mês e cada convidado tem o tempo de 15 minutos para discursar. Esse espaço é exclusivo para a sociedade civil, não cabendo cedê-lo a detentores de mandato eletivo ou para o tratamento de assuntos pessoais. Discursos ofensivos podem ser encerrados pelo presidente da sessão.

Fonte: Ales.