TV Ales potencializa coberturas ao vivo

TV Ales potencializa coberturas ao vivo

Emissora legislativa ganha dois equipamentos para transmissão de dados via rede celular que permitirão mais dinamismo e interatividade

No município capixaba que tem trabalho do Poder Legislativo estadual acontecendo, a TV Ales lá está. E a partir de março de 2024 as coberturas jornalísticas, de audiências públicas e visitas técnicas das comissões, por exemplo, passam a contar com mais dinamismo graças à aquisição de dois novos equipamentos, conhecidos como mochilink (LiveU). Nossa programação poderá ter entradas ao vivo, com repórter falando direto da rua, de outras instituições ou dos lugares mais distantes da sede da Ales.

Se lugar de repórter é na rua, o trabalho da Secretaria de Comunicação Social (SCS) ganha ainda mais as ruas com esses aparelhos. São itens leves, com sistema redundante de transmissão de dados, que via rede celular de transmissão de dados, garantem áudio e vídeo com alta qualidade chegando à telinha do capixaba. Ficou no passado a imagem de um grande veículo com antenas enviando via satélite os dados da entrada ao vivo do repórter para a central da TV. Hoje, uma “mochila” garante a entrega.

“Satisfação de poder aprimorar e potencializar o trabalho da TV (…) comprando esse equipamento com recurso público, equipamento importante para fazer a transmissão ao vivo, auxiliando a Assembleia Legislativa, principalmente as condições que tem um trabalho, uma dinâmica muito bacana. Todas as comissões vão ter o suporte necessário”, explicou o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos).

Os dois aparelhos foram comprados com garantia total de quatro anos, por R$ 190 mil cada. O modelo, se usado em média 4 horas por dia útil dentro de um mês, por exemplo, não utilizará nem 50% de toda a capacidade de dados.

Para o secretário de Comunicação, Carlos Augusto de Almeida Netto, a chegada do mochilink é importante para dar mais velocidade de cobertura, melhorando a comunicação junto à comunidade, com o fato entrando ao vivo na grade de programação. Netto também destaca o dinamismo para a edição de conteúdos “frios” que poderão chegar à sede da TV muito antes de a equipe retornar à Vitória.

“O que antes precisávamos esperar a equipe retornar, descarregar todo o material na ilha de edição, muda agora com o mochilink, pois mesmo que não haja transmissão do nosso conteúdo ao vivo, agora podemos enviar esse conteúdo sem perder a qualidade, logo depois que o evento acontece, dando mais celeridade na nossa edição, para produzir esse conteúdo e colocar na grade, sem perder o timing, sem perder o ineditismo, para que as pessoas sejam informadas com agilidade”, comemora.

“Buscamos fazer nossa programação, 24 horas por dia, uma programação mais moderna, mais dinâmica, que conversa com a população, conversa com a sociedade, e que busquem na TV Ales um canal que ela possa informar-se, ganhar cultura, acompanhar o trabalho dos seus representantes, o trabalho do Poder Legislativo, sem intermediários, sem filtro”, ressaltou o secretário.