Vitória conclui obra de reabilitação da malha cicloviária da Praia de Camburi
A obra de reabilitação de todo o trajeto da ciclovia da orla da Praia de Camburi, desde o primeiro bolsão de estacionamento, em Jardim da Penha, até o viaduto Araceli, em Jardim Camburi, foi concluída.
“A recuperação da ciclovia de toda a praia de Camburi segue uma recomendação do Ministério Público de acessibilidade total. O piso todo de concreto acaba com a necessidade de manutenção, que era permanente, e a qualidade da ciclovia fica perfeita com nova sinalização e acessibilidade total”, explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
O secretário de Obras e Habitação corrobora com a afirmação do prefeito. “Mais uma vez terminamos a obra antes do prazo. Fizemos uma readequação de todo o trecho, com o objetivo de aumentar a acessibilidade e a segurança dos pedestres e ciclistas que usam o calçadão de Camburi. E é interessante que o concreto tem maior durabilidade, baixa manutenção, traz conforto maior para o ciclista e ajuda na sensação térmica”, pontuou.
Essa obra foi a maneira moderna e eficiente de tratar os problemas, antes existentes na ciclovia, como acúmulo de areia de praia e problemas de drenagem no local.
Paisagismo e mais vagas de estacionamento para pessoas com deficiência
Um outro ponto positivo é o aumento das áreas verdes, com um ganho de 2 mil m², passando dos atuais 11 mil m² para 13 mil m², entre arborização, paisagismo rasteiro e grama ao longo de toda a praia. Oitenta novas árvores serão plantadas ao longo do calçadão de Camburi, ampliando o sombreamento e o conforto térmico para os ciclistas e pedestres no calçadão.
O novo trajeto – em construção na primeira baia de estacionamento (píer de Iemanjá) – evita a proximidade dos ciclistas com a primeira faixa da avenida, por onde circulam os ônibus.
Nos bolsões, foram implantadas mais vagas PCD, permitindo maior acessibilidade e conforto às pessoas com deficiência.
Piso
Uma outra mudança significativa em todo o trecho do calçadão foi a substituição do piso em asfalto pelo de concreto, o que aumenta a durabilidade e o conforto térmico, pois ele irradia menos calor que o asfalto. O acabamento da via também melhora com o uso do concreto, em função da dificuldade de aplicação do asfalto em áreas reduzidas. Esta mudança foi realizada nos cinco mil metros da ciclovia.
A conectividade da sinalização da ciclovia da praia com todos os bairros também foi tratada nesta obra de reforma ao longo de toda a avenida Dante Michelini. Faixas vermelhas foram pintadas em todas as travessias semaforizadas, além de criar rampas exclusivas para os ciclistas, tanto no canteiro central como na calçada do outro lado da praia, tudo em conformidade com resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: www.vitoria.es.gov.br
Foto Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.