Vocação cafeeira pode render título a Sooretama

Vocação cafeeira pode render título a Sooretama

Proposta destaca protagonismo do município na produção de café conilon

Ocupando lugar de destaque no setor cafeeiro nacional, o município de Sooretama poderá se tornar a Capital Estadual do Café Conilon, conforme prevê o Projeto de Lei (PL) 120/2024, proposto pelo deputado Allan Ferreira (Podemos).

O autor justifica a honraria afirmando que Sooretama não apenas detém uma longa tradição na produção da variedade, também conhecida como robusta, mas se destaca ainda como um polo de excelência nessa atividade agrícola.

“Conferindo ao município o título de Capital do Café Conilon, o PL estimula o turismo rural, atraindo visitantes interessados na experiência autêntica da produção cafeeira. Isso não apenas impulsionará o setor turístico local, mas também proporcionará oportunidades adicionais de renda para a comunidade”, diz Allan Ferreira.

Conilon no ES

Conforme informações disponíveis no site do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo produz cerca de 70% do café conilon do Brasil, sendo o maior produtor nacional da variedade. Também responde por até 20% da produção de café robusta do mundo.

O café conilon figura como a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes, sendo responsável por 37% do PIB agrícola.

Tramitação

Após análises das comissões de Justiça, de Cultura, de Segurança e de Finanças, o projeto irá para votação em plenário.

Acompanhe a íntegra e tramitação completa