10 promessas de Casagrande para o governo do ES que precisam ser cumpridas após as eleições

10 promessas de Casagrande para o governo do ES que precisam ser cumpridas após as eleições

Reeleito para comandar o Executivo estadual por mais quatro anos, no pleito deste domingo (30), Renato Casagrande (PSB), agora, tem pela frente o principal desafio: colocar em prática todas as promessas de governo, ou a maior parte delas, apresentadas ao eleitorado capixaba durante o período de campanha eleitoral.

No plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral, – que é como se fosse a formalização de um compromisso do candidato com os eleitores, que podem até mesmo usar o documento para cobrar aos governantes o cumprimento das propostas feitas antes de eles serem eleitos ou reeleitos – , Casagrande listou as ações que pretende implantar em áreas como segurança pública, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.

Entre as promessas do socialista – muitas delas reafirmadas durante debates e sabatinas -, para o que ele chama de “um novo governo” para o Espírito Santo, estão a reestruturação das polícias, consultas médicas por meio de telemedicina nos municípios do Estado, renovação da frota do Transcol, concursos públicos, redução de impostos sobre gás de cozinha, entre outros.

Veja as 10 principais promessas do novo governo de Casagrande

Foto: Arte FV

No plano de governo de Casagrande, entre as propostas para área da Saúde, está a implantação de ações visando à aceleração da execução dos serviços de saúde necessários para acabar com as filas de média e alta complexidade e manter novas demandas sendo atendidas no prazo previsto na classificação de risco. Ou seja, o socialista está prometendo acabar com o problema da superlotação nos hospitais do Estado.

Foto: Arte FV

Entre as propostas para combater o desemprego no Estado, uma vez que o índice de emprego em território capixaba chegou aos 8% entre os meses de abril e junho deste ano, a menor desde 2015, Casagrande promete a implantação e expansão do  ensino em tempo integral, além da oferta de cursos profissionalizantes e abertura de linha de crédito para empreendedoras.

Foto: Arte FV

Nos últimos dias, o Espírito Santo viveu momentos de medo e apreensão com ataques de criminosos a ônibus e de mortes policiais durante o exercício de suas funções.  Entre as promessas de Casagrande para combater a criminalidade, está o investimento em tecnologia e inteligência, além de valorização dos policiais.

Foto: Arte FV

A violência doméstica contra as mulheres é um problema presente no Espírito Santo, já que uma a cada três mulheres mortas no Estado é vítima de feminicídio. Para mudar esse cenário a partir do ano quem, o governador reeleito pretende fomentar e consolidar o “Plano de Enfrentamento à violência contra a mulher”.

 O socialista inclusive já afirmou que quer encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa propondo a proibição da contratação de pessoas que tenham cometido qualquer ato de agressão contra mulheres no Espírito Santo.

Foto: Arte FV

Outra promessa que figura entre as propostas de Casagrande para seu novo governo é a realização de concursos públicos “todo o ano”. Ele, no entanto, não deu a data certa para a realização dos certames.

Foto: Arte FV

Há, no plano de governo de Casagrande, a promessa de valorização dos professores do Espírito Santo por meio de melhorias nas condições de trabalho, formação continuada e desenvolvimento de carreira.

Foto: Arte FV

No âmbito da economia, o governador reeleito propõe uma série de benefícios fiscais para o Espírito Santo, entre as iniciativas estão a redução de ICMS para gás de cozinha, gás natural veicular, gás industrial e produtos dos setores de material de construção, calçados, vestuário, confecções e tecidos.

Foto: Arte FV

Nos eixos que sugerem medidas com foco no crescimento, Casagrande se compromete a trabalhar por uma nova rodovia estadual entre as cidades de Viana e Marechal Floriano, como uma alternativa à BR 262 para os veículos provenientes da Região da Região Metropolitana que se destinam às regiões Central Sul, Litoral Sul pela BR-101 e Sudoeste Serrana pela BR-262.

Foto: Arte FV

Uma das principais promessas de governo de Casagrande para o setor produtivo no Espírito Santo tem a ver com a desburocratização do licenciamento ambiental no Estado.

O socialista garantiu que vai utilizar a tecnologia e a inovação, bem como a digitalização completa do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) a favor do processo de facilitação das licenças em território capixaba.

Foto: Arte FV

No campo da mobilidade urbana, Casagrande prometeu, caso reeleito, renovar a frota do Transcol, implantando o uso de ônibus elétricos e a gás, além aumentar a frota dos coletivos com ar-condicionado.

No campo da mobilidade urbana, Casagrande prometeu, caso reeleito, renovar a frota do Transcol, implantando o uso de ônibus elétricos e a gás, além aumentar a frota dos coletivos com ar-condicionado.

Promessas dependem de diálogo com a Assembleia

Segundo o consultor político Lucas Margotto, para que o governador reeleito possa honrar as suas promessas de governo, feitas durante o período de campanha eleitoral, é importante que ele encontre um ambiente propenso à sua governabilidade.

Nesse sentido, Casagrande vai precisar ter um bom diálogo com a Assembleia Legislativa, responsável por receber e apreciar os projetos do Executivo estadual, entre eles o que tratam de investimentos nos mais diversos setores sociais.

“Muito importante que o governador, para que ele possa executar o seu plano de governo, em um novo governo, um novo ciclo de quatro anos, que começa em janeiro, ele tenha, primeiramente, a condição da governabilidade. Ele tem que ter um bom diálogo com a Assembleia Legislativa, que é uma nova Assembleia, que vai encerrar o mandato também em janeiro”, afirmou o especialista.

Margotto também destaca que Casagrande precisará ter habilidade para fazer as costuras políticas certas, já que a tendência é encontrar uma forte oposição ao seu governo na Casa.

“Para que ele possa executar o plano de governo que foi apresentado durante a campanha, ele vai precisar fazer investimentos dentro do Orçamento do Estado, que é aprovado anualmente pela Assembleia. Por isso, é muito importante esse diálogo com o Poder Legislativo e também com os municípios, para restabelecer a prioridade dos investimentos, que estão dentro do plano de governo que foi aprovado pela maioria dos capixabas, ao reeleger o governador”, frisou.

 

Fonte: Folha Vitória