Identificação de Demandas do CRE Metropolitano pela Saúde

Identificação de Demandas do CRE Metropolitano pela Saúde

Necessidade de neurologistas e proctologistas, além de melhorias na estrutura física foram pontos observados durante visita técnica do colegiado

A Comissão de Saúde realizou uma visita ao Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, que fica localizado no bairro Jardim América, em Cariacica. Em vistoria realizada nesta segunda-feira (20), a comitiva liderada pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) conheceu a unidade ambulatorial, além da Superintendência Regional de Saúde e da central da Farmácia Cidadã, que também ficam no local.

Entre os problemas identificados durante a visita está a falta de profissionais de algumas especialidades médicas como neurologia e proctologia e a necessidade de melhorias na estrutura física do prédio como, por exemplo, a revisão das partes elétrica e hidráulica.

Os funcionários também relataram a necessidade de mais pessoal administrativo e a instalação de uma rede de internet wi-fi para os trabalhadores e também para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos vazios assistenciais, tanto em consultas de especialidades como filas em alguns exames como, por exemplo, a ressonância. Precisamos atacar essas filas, primeiro entender qual é realmente o número de filas e, a partir daí, compatibilizar o serviço de oferta à necessidade do capixaba”, disse Dr. Bruno, presidente da Comissão de Saúde.

O CRE Metropolitano concentra serviços como consultas, exames e distribuição de materiais, equipamentos de saúde e medicamentos. Anualmente, são mais de 30 mil consultas e quase 70 mil atendimentos de forma geral. A unidade conta com atendimentos em otorrinolaringologia, dermatologia, gastroenterologia, psiquiatria, oftalmologia, cardiologia, reumatologia, entre outros.

Evangélico

Após a visita ao CRE Metropolitano, a comitiva seguiu para o Hospital Evangélico de Vila Velha, localizado no bairro Alecrim. A unidade filantrópica possui 250 leitos de internação e 92% dos atendimentos são destinados ao SUS.

Durante a visita, a Comissão de Saúde passou por diversos setores, entre eles oncologia, cardiologia, radiologia, nefrologia e laboratórios. O grupo também visitou as obras de construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).