Aprovado pela Ales projeto para reduzir fila de transplante de córneas no Espírito Santo
A matéria segue para análise do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que pode decidir pela sanção ou veto ao projeto.
A Assembleia Legislativa (Ales) aprovou nesta segunda-feira (21), um projeto que sugere a utilização das estruturas do Departamento Médico Legal (DML) e dos Serviços Médicos Legais (SMLs) para reduzir as filas de transplantes de órgãos no Espírito Santo, especialmente das córneas.
Após o resultado desta segunda-feira, a matéria segue para análise do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que pode decidir pela sanção ou veto ao projeto.
De acordo com o texto, o Estado criará condições de infraestrutura e recursos humanos para os centros de transplantes, podendo, para tanto, a fim de melhorar o atendimento, se utilizar do DML e dos SMLs.
O projeto ainda prevê que o Hospital Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), hoje o único responsável pela captação de córneas na capital do Estado e por coordenar o Banco de Olhos, instrua o DML e os SMLs a respeito da captação dos órgãos para que seja possível aumentar a oferta e, consequentemente, diminuir ou até mesmo zerar a fila de espera.
Transplante
O transplante de córnea é o procedimento cirúrgico que permite a substituição total ou parcial da parede anterior do olho diante de doenças que atingem córneas e levam à cegueira.
Fonte:Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.