Projeto propõe alterações na resolução da comenda Rubem Braga
A presidente da Comissão de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa (Ales), deputada Iriny Lopes (PT), apresentou Projeto de Resolução (PR) que visa alterar os trâmites para a entrega da Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga. O PR 25/2023 modifica o artigo 2º da Resolução 3.532/2013 e institui o colegiado como responsável por requerer, anualmente, a realização de sessão solene para entrega da honraria.
Instituída pela referida resolução, a Comenda Rubem Braga agracia escritores capixabas. No ano passado, 27 personalidades da literatura foram homenageadas. De acordo com Iriny, o projeto busca adequar a norma: “(…) a medalha tem por objetivo outorgar uma honraria àqueles escritores que contribuem ativamente com a cultura espírito-santense, o que se insere dentro da comunicação social e das atribuições da referida comissão, conforme o artigo 51 do Regimento Interno desta Casa”, afirma a parlamentar.
Comenda Rubem Braga
A Comenda Rubem Braga foi instituída em 2013, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor cachoeirense. O objetivo da honraria é celebrar a memória do autor e prestigiar quem se dedica ao ofício de escrever.
Rubem Braga é considerado um dos maiores cronistas brasileiros. Trabalhou como jornalista profissional desde os 15 anos de idade, escrevendo para diversos periódicos brasileiros. Em 1936, lançou seu primeiro livro de crônicas, “O Conde e o Passarinho”, e fundou em São Paulo a revista “Problemas”. Em 2018, já falecido, venceu o prêmio Jabuti na categoria Crônica.
Tramitação
A matéria foi encaminhada às comissões de Justiça, Cultura e Finanças e à Mesa Diretora.
Acompanhe a tramitação do PR 25/2023
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.