Ales destaca relevância da Pedagogia da Alternância para educação no campo
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), proposta pelo deputado Dary Pagung (PSB). O evento reconheceu o papel transformador da instituição na educação do campo, na promoção social e no fortalecimento das comunidades rurais ao longo de mais de cinco décadas.
Fundado há 57 anos, o MEPES atua em 60 municípios capixabas, reunindo um conjunto de escolas, unidades de saúde, centros de formação e iniciativas sociais que formam uma das redes mais abrangentes de desenvolvimento comunitário do Estado. Ao todo, o movimento conta com cerca de 500 colaboradores, atende 3 mil estudantes nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), além de 200 crianças da educação infantil, mantendo ainda hospital, pronto atendimento e ações de formação para educadores e lideranças rurais.
Durante o discurso que abriu a solenidade, Pagung celebrou o legado do MEPES e destacou sua importância para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. “Esta sessão solene é um reconhecimento público a uma instituição que, ao longo de décadas, moldou vidas, abriu portas e plantou esperança em cada comunidade do interior do Espírito Santo.” ao falar da apresentação do grupo de dança do café, ressaltou que “não deixar morrer as nossas tradições, nossas raízes” e agradeceu ao grupo.
Filho de produtor rural, o parlamentar disse conhecer de perto a transformação que a educação do campo promove: “O MEPES tem sido essa mão estendida, essa porta aberta, essa luz no caminho de milhares de famílias capixabas.”. Ele também valorizou o modelo pedagógico das Escolas Famílias Agrícolas — a Pedagogia da Alternância — que integra formação acadêmica e experiências práticas nas comunidades. “Os jovens aprendem a gerir, a viver em comunidade, a respeitar a terra e a se reconhecer como protagonistas do próprio futuro.”
Ao final, o deputado reafirmou o compromisso do Parlamento com iniciativas que fortaleçam a educação do campo: “O Estado precisa — e muito — da força que nasce do interior. E o interior cresce quando a educação, quando as pessoas, são prioridade.”
Representando o setor social do MEPES e a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), Idalgizo José Monqequi resgatou a trajetória do movimento. “As sementes foram lançadas na década de 60, como projeto crítico emancipatório. Em 1969, surge a primeira escola de educação com a Pedagogia da Alternância do Brasil e da América Latina.”
Para o convidado, o Espírito Santo seria o berço da Pedagogia da Alternância, mais precisamente em Anchieta. “Foi lá que nasceu, e temos que celebrar isso com muita alegria, e temos uma grande responsabilidade, porque nós somos referência a nível de Brasil e também para outras partes do mundo.”
Monqequi enfatizou ainda que a participação e o envolvimento das famílias, o trabalho forte e a militância dos professores.
Representando todos os homenageados, o presidente do MEPES, Darci Schaefer, declarou que o movimento surgiu numa época que um dos grandes desafios do País era o êxodo rural. “Ameaçava comunidades inteiras, ficar no campo não era uma opção, pois faltava praticamente tudo. O MEPES foi criado no meio deste contexto, fazer com que as pessoas se conversassem, se encontrassem para encontrar uma saída”.
Darci saudou a grandiosidade do fundador do MEPES, João Batista Martins, que não pode comparecer por situação de saúde. Schaefer resgatou ainda a missão e os objetivos iniciais: ”Levar aos agricultores conhecimento e atendimento de qualidade, principalmente aos jovens, para que não perdessem o contato com a família, com a terra e a comunidade.”
A mesa da solenidade foi composta por representantes de todos os setores do MEPES e de diferentes regiões do Estado, reforçando a diversidade da rede.
Participação cultural
A sessão teve apresentação da “Dança do Café”, manifestação cultural brasileira resgatada por escolas do MEPES e que retrata a rotina dos trabalhadores rurais por meio de gestos da colheita e do beneficiamento do café. O número cultural reforçou as raízes comunitárias e a identidade rural que caracterizam o movimento.Ao comentar a apresentação do grupo da Dança do Café, o deputado Dary Pagung ressaltou a importância de “não deixar morrer nossas tradições, nossas raízes”, e agradeceu ao grupo.
Sobre o MEPES
Criado em 1967, o MEPES se consolidou como referência nacional em educação do campo e protagoniza um trabalho que une pedagogia, saúde, cidadania e desenvolvimento sustentável. Seu modelo de atuação busca integrar escola, família e comunidade, promovendo autonomia, formação humana e geração de oportunidades.
Instituições
Foram homenageadas com certificados e honrarias 26 instituições ligadas ao MEPES, incluindo as 18 Escolas Famílias Agrícolas, a Escola Família de Turismo, creches, unidades de saúde, o Centro de Formação e Reflexão e a Sede Administrativa, cujo presidente, Darci Schaefer, recebeu a Comenda Domingos Martins – Grau de Oficial.
Lista dos homenageados:
- Escola Família Agrícola de Olivânia
- Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves
- Escola Família Agrícola de Rio Novo do Sul
- Escola Família Agrícola de Jaguaré
- Escola Família Agrícola do KM 41
- Escola Família Agrícola do Bley
- Escola Família Agrícola de Rio Bananal
- Escola Família Agrícola de Pinheiros
- Escola Família Agrícola de Boa Esperança
- Escola Família Agrícola de Chapadinha
- Escola Família Agrícola de Vinhático
- Escola Família Agrícola de São João de Garrafão
- Escola Família Agrícola de Marilândia
- Escola Família de Turismo “Pietrogrande”
- Escola Família Agrícola de Castelo
- Escola Família Agrícola de Belo Monte
- Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim
- Escola Família Agrícola de Ibitirama
- Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite – Barra de São Francisco
- Centro de Educação Infantil “Xodó das Titias”
- Centro de Educação Infantil “Francisco Giusti”
- Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente”
- Hospital Padre Humberto Pietrogrande
- Pronto Atendimento Adalto Pessin – Rio Novo do Sul
- Centro de Formação e Reflexão do MEPES
- Sede Administrativa do MEPES
Fonte : Ales
Foto: Kamyla Passos

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.



