Ales: nova lei que reforça proteção aos animais é publicada no Diário Oficial nesta quarta (30)
Uma nova lei para proteção aos animais foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado. A Lei 11.318/2021 facilita o acesso aos canais de denúncias de maus-tratos, obrigando a afixação de cartazes com os telefones para contato em estabelecimentos que prestem serviços relacionados a animais domésticos.
De autoria da deputada Janete de Sá (PMN), a norma em vigor abrange clínicas veterinárias, pet shops e similares. “Não vislumbro locais que poderiam ser melhores para informar a população contra essa prática perversa que aqueles onde as pessoas levam seus bichos de estimação para receberem ótimos cuidados”, justificou a parlamentar no Projeto de Lei (PL) 204/2021, que deu origem à lei.
Os estabelecimentos têm 60 dias para se adequarem à norma. Os cartazes devem ser afixados em um local visível e conter texto informando que “para denúncias de maus-tratos a animais, ligue para”, seguido dos números de telefone da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, da Ouvidoria do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar. É determinado também o tamanho do impresso, que precisa ter dimensão mínima de 40 centímetros de comprimento por 30 de largura.
Reprodução Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.