Ales Presta Homenagem à Luta Contra o Extermínio de Jovens
A luta contra o extermínio de jovens, principalmente negros e trans, foi tema de discursos na Assembleia Legislativa, durante sessão solene realizada na noite de segunda-feira (18) para homenagear entidades e militantes. Receberam certificados, entre outros, 14 Centros de Referência das Juventudes, Conselho Estadual da Juventude, Conselho Nacional de Juventude, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Círculo Palmarino Espírito Santo e Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes). A atração cultural da noite foi a apresentação do Grupo Guararatã, da aldeia indígena tupiniquim de Irajá, em Aracruz.
O evento marcou, na Ales, a XII Semana de Debate contra o Extermínio de Jovens”, promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, com apoio do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), tendo como tema “Nem presa, nem morta. A juventude negra quer viver e ter direito a políticas públicas!”. A semana estadual foi instituída pela Lei 9.646/2011 e é realizada sempre na quarta semana de setembro, tendo o dia 21 como destaque por ser o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de Jovens.
Pronunciamentos
Proponente da sessão solene, o deputado Tyago Hoffmann lembrou que apresentou proposta (Projeto de Resolução 37/2023) para instituir a Comenda Lula Rocha, ativista em causas pró-negritude e direitos humanos que faleceu em 2021, de complicações renais.
Hoffmann falou sobre o extermínio de jovens: “(…) talentosos e sonhadores têm suas vidas interrompidas de maneira trágica. A semana nos leva a um momento de reflexão profunda, identificando os fatos sociais, econômicos e políticos que contribuam para esta situação devastadora. Temos de proteger jovens para que possam prosperar, com investimento em educação, emprego e saúde mental”.
Para o deputado, a mortalidade de jovens no Estado “poderia ser reduzida com políticas sociais, como o programa Estado Presente e a implantação dos Conselhos Regionais da Juventude”. “Somos um país miscigenado e quase 80% da população carcerária é formada por negros e pardos”, completou.
Na opinião da deputada Camila Valadão (Psol), “a memória de Lula Rocha incomoda, pois ele era um visionário na construção das políticas para a juventude negra” A deputada recordou que “a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil, com a comoção no país sendo seletiva, e o Lula dizia que aqui existe um genocídio contra as juventudes negra e trans”.
A secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou as ações desenvolvidas durante a semana estadual. A sessão solene teve falas também de Fabrícia Barbosa, presidente do Conselho Estadual da Juventude; Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude; Emanuela Gonçalo do Nascimento, do Fórum Estadual da Juventude Negra do Estado; Jiberlandio Miranda, subsecretário estadual de Políticas para as Juventudes e Isaías Santana da Rocha, pai do ativista social Lula Rocha. Em nome dos homenageados discursou João Victor Santos.
Quem foi Lula Rocha
Luiz Inácio Silva Rocha, o Lula Rocha, lulgafoi um militante e ativista em causas pró-negritude e direitos humanos. Nasceu em 1985, na Serra, e faleceu em 11 de fevereiro de 2021, devido a complicações renais. Era coordenador-geral do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e do Círculo Palmarino e coordenador do Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo.
Homenageados
- Centros de Referência das Juventudes de Aracruz
- Centro de Referência das Juventudes de Cachoeiro de Itapemirim
- Centro de Referência das Juventudes de Cariacica
- Centro de Referência das Juventudes de Colatina
- Centro de Referência das Juventudes Feu Rosa
- Centro de Referência das Juventudes de Flexal
- Centro de Referência das Juventudes de Guarapari
- Centro de Referência das Juventudes de Linhares ?
- Centro de Referência das Juventudes de Novo Horizonte
- Centro de Referência das Juventudes de São Mateus
- Centro de Referência das Juventudes de São Pedro
- Centro de Referência das Juventudes de São Torquato
- Centro de Referência das Juventudes de Terra Vermelha
- Centro de Referência das Juventudes de Território do Bem
- Conselho Estadual da Juventude do Espírito Santo
- Conselho Nacional de Juventude
- Secretaria de Estado de Direitos Humanos
- Círculo Palmarino Espírito Santo (eepresentado por Winny Rocha)
- Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes)
- Maxlander Dias Gonçalves
- Priscila Rodrigues Manso
- Carlos Henrique Gonçalves Victorio
- Lutz Franthesco da Silva Rocha
- Thiago Elias Tognere
- João Victor Santos
- Karen Valentim Pataxó
- Robson Malacarne
- Hingridy Fassarella Caliari
- Bruno Tupiniquim – Aldeia Irajá
- Rodrigo da Silva – Aldeia Piraquê-Açu
Fonte: Ales
Jornalista e Especialista em Moderação de Conteúdo Político e de Instituições Públicas. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui