Ales realiza Corrida da Cidadania com forte demonstração de união entre poderes

Ales realiza Corrida da Cidadania com forte demonstração de união entre poderes

Além de reunir milhares de corredores da sociedade civil, a Assembleia Legislativa (Ales) conseguiu, na manhã deste domingo (23), juntar autoridades de vários poderes na Corrida da Cidadania. A ação foi realizada para comemorar os 190 anos da Ales, aproximar o Parlamento da população e prestar assistência social a entidades que cuidam de idosos na Grande Vitória.

O presidente da Casa reforçou a importância da Corrida da Cidadania como o primeiro evento desse tipo realizado pela Assembleia. Marcelo Santos (União) lembrou que a atividade uniu o incentivo à prática esportiva, a solidariedade – a corrida foi beneficente, com arrecadação de fraldas e outros materiais de higiene que serão destinados a casas de idosos na Grande Vitória –, a aproximação da população ao Poder Legislativo e a união entre os poderes e instituições capixabas.

Governo do Estado

Além de Marcelo Santos, muitos outros deputados estaduais estiveram presentes e fizeram percursos de 5 ou 10 quilômetros. Entre representantes de outros poderes, um corredor de destaque foi o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

“É uma alegria estar aqui nessa homenagem à Assembleia Legislativa, uma instituição importantíssima para o nosso Estado, para a democracia brasileira, na verdade. E a gente comemora correndo, andando… o que importa é que a gente se movimente. Quando a Assembleia organiza uma ação como essa, ela também está incentivando as pessoas a praticarem atividade física, que é fundamental para a saúde. E quando você também tem lideranças políticas que são referências de diversos setores e que praticam atividade física, isso incentiva outras pessoas a praticarem atividade física. Estou muito feliz e animado para participar dessa corrida”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Como habitualmente faz nas corridas das quais participa, Casagrande ainda brincou: “Está garantido o meu troféu na categoria governador, em primeiro lugar”.

Tribunal de Contas do Estado

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o conselheiro Domingos Taufner também marcou presença na ação da Ales. “Eu parabenizo a iniciativa da Assembleia Legislativa, que reuniu os poderes, as pessoas para essa Corrida da Cidadania. Parabenizo também pelos 190 anos”, afirmou Taufner.

O conselheiro-presidente do TCE-ES ainda destacou a importância da corrida para a saúde da população. “Estamos no Novembro Azul, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, e é importante falar da saúde dos homens, que se cuidam pouco. É necessário incentivar que os homens corram, caminhem, façam atividades físicas, usem produtos mais naturais, procurem médicos e se cuidem”, alertou o conselheiro.

Ministério Público do Estado

Outra autoridade que participou da Corrida da Cidadania foi o procurador-geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal. O chefe do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) destacou a atuação conjunta das instituições em prol da sociedade. Para Berdeal, tanto a Ales como o MPES atuam, de forma parceira e harmônica, em benefício da população capixaba.

Segundo o procurador-geral de Justiça, a presença de tantos integrantes de poderes na corrida da Ales é prova desse trabalho em benefício do povo. “As instituições estão juntas, trabalhando pela sociedade capixaba”, garantiu Berdeal. Ele ainda afirmou que a Corrida da Cidadania, de fato, aproxima a Casa do Povo (Ales) do povo.

Defensoria Pública do Espírito Santo

Defensor público-geral do Espírito Santo, Vinícius Chaves de Araújo também participou da Corrida da Cidadania. Para ele, a corrida “é uma iniciativa muito bacana da Assembleia, unindo instituições e poderes, e também levando solidariedade à população. É, de fato, uma Corrida da Cidadania e tanto a Assembleia como a Defensoria Pública levam cidadania à população (…). A Assembleia é a Casa do Povo e a Defensoria defende o povo, especialmente aqueles mais vulneráveis”.

Vinícius ainda lembrou da harmonia na atuação da Ales e da Defensoria, que, inclusive, mantém um núcleo de atuação no Espaço Assembleia Cidadã, localizado no térreo do Poder Legislativo estadual.

Deputados e diretores da Ales

Entre os vários parlamentares presentes, o primeiro a completar o percurso foi o deputado Zé Preto (PP). O deputado contou que fez questão de participar da Corrida da Cidadania para prestigiar as ações da gestão da Ales.

“Nosso presidente foi um grande incentivador desse projeto, isso é saúde. Ele está há 30 dias nessa alegria, mostrando o rosto, dizendo que iria correr, que queria todo mundo correndo… e isso é saúde. Então eu me preparei e fiz questão de vir aqui correr”, afirmou o parlamentar.

Além da importância da atividade física para a saúde, o deputado também destacou a união dos poderes na ação da Casa de Leis, para comemorar os 190 anos do Legislativo estadual. “Quase 200 anos de existência da Assembleia, uma Assembleia coesa, que tem união e também harmonia com todos os poderes, e isso é muito importante. Quem ganha com essa união e harmonia é a população do Espírito Santo”, avaliou Zé Preto.

Organizador das ações dos 190 anos da Ales, o diretor de Relações Institucionais também avaliou positivamente a participação de outros poderes na Corrida da Cidadania. Giuliano Nader ainda destacou a importância da atividade para aproximar a Assembleia do povo capixaba, foco sempre presente ao longo dos quase dois séculos de existência do Legislativo estadual.

Fonte : Ales