Alunos participam da simulação de sessão, apresentando um projeto de lei na Ales
A Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira (19), 14 estudantes de ensino médio da escola Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacré-Coeur), Vitória, para participar da retomada do projeto Deputado Jovem. A iniciativa é um desdobramento do projeto Escolas na Ales, no qual, por meio de visitas guiadas, estudantes das redes pública e privada têm a oportunidade de conhecer mais sobre o cotidiano do Poder Legislativo estadual.
No período da manhã, os jovens visitaram os principais espaços da Casa, como a recepção principal, o Espaço Assembleia Cidadã, a biblioteca, o Plenário Dirceu Cardoso e a sala da presidência. Em todos os ambientes os estudantes receberam orientações históricas sobre o Legislativo. À tarde, os estudantes estiveram no Plenário Rui Barbosa e simularam uma sessão plenária, seguindo as principais fases: Expediente, Ordem do Dia e Comunicações. Eles fizeram a análise, discussão e elaboração de um projeto de lei criado por eles sobre pessoas em situação de rua.
O diretor da Escola do Legislativo, Sergio Majeski, explicou que o projeto Deputado Jovem estava parado há cerca de três anos. “Foi altamente produtivo, porque os alunos trouxeram como proposta soluções para população em situação de rua e as debateram na simulação de uma sessão ordinária, que foi feita aqui no plenário com ideias fantásticas. Ficamos encantados com o quanto esses jovens estão antenados sobre um problema tão grave. Eles terminaram adequando o projeto de uma forma mais simplificada para que, se fosse em uma situação real, pudesse ser aproveitado. Agora, nós vamos pedir a algum deputado para fazer essa indicação para o governo do Estado”, afirmou.
Angela Costa Pereira é uma das professoras responsáveis pela turma. Ela falou sobre a experiência de participar do projeto junto aos estudantes. “Foi um momento gigante. Os nossos alunos saíram com uma bagagem maior do que a que eles têm e do que nós proporcionamos na escola. (…) Hoje eles puderam se posicionar, compartilhar, discutir e ouvir também. O jovem, ele está iniciando agora no seu conhecimento político, vir aqui hoje foi de grande valia para que eles caminhem, que agucem a vontade de cada um de ler, ouvir e debater. E na hora de escolher, que eles escolham o que seja melhor para o nosso país. Estamos muito agradecidos”, ressaltou.
Já a estudante Ana Sofia Mansur Mesquita enfatizou a importância da inserção do jovem na política, visto que o voto é permitido a partir dos 16 anos de idade. Ana foi indicada para compor a Mesa Diretora e falou sobre a sua participação. “Estou muito grata por participar desse projeto, que está voltando, e poder me sentir parte da sociedade civil e atuante dentro da política. (…) Pude propor o projeto de lei organizado pela escola acerca das pessoas em situação de rua, como identificá-las, inseri-las e ajudá-las”, relatou.
Durante a sessão simulada, os alunos titulados como deputados discutiram a favor e contra o projeto apresentado. “Pude ouvir o que os colegas tinham a dizer tanto de forma positiva quanto negativa. (…) e aprender a lidar com isso com muito respeito e considerando cada uma das observações feitas de modo a debater o tema da melhor forma possível”, disse a estudante.
Projeto Deputado Jovem
A Ales, por meio da Escola do Legislativo, promove o projeto Deputado Jovem para estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares. A iniciativa permite aos jovens conhecer a prática legislativa dos deputados, conscientizando-os da importância do processo de escolha de seus representantes, bem como as propostas de lei, caracterizando, assim, o compromisso político e ético do seu mandato.
O projeto possibilita a inserção da sociedade na Assembleia Legislativa, oportunizando o conhecimento da estrutura organizacional e das atividades parlamentares, e estimula os jovens a participarem em sua comunidade de ações voltadas para o bem comum.
Fonte:Alesv
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