Assembleia Legislativa abre exposição itinerante do Museu da História da Moto

Assembleia Legislativa abre exposição itinerante do Museu da História da Moto

A cultura das motocicletas vai tomar conta do pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) entre os dias 10 a 12 e 15 a 19 de dezembro de 2025, quando o espaço receberá a primeira Exposição Itinerante do Museu da História da Moto. Com entrada gratuita, o evento vai reunir raridades, arte, customização e história e promete atrair apaixonados por motos, turistas e curiosos de todas as idades.

Ao todo, 30 motocicletas foram selecionadas para compor a mostra, composta por modelos antigos, raros e customizados. O acervo inclui ainda acessórios cedidos pela Associação de Colecionadores de Motocicletas Clássicas e Customizadas do Espírito Santo (ACMCC-ES), além de quadros e esculturas de artistas de diferentes regiões do país.

Entre os destaques está a série especial do artista contemporâneo Jota Pilatte, que apresenta 12 motocicletas icônicas do cinema mundial, unindo pintura, cultura pop e memória afetiva. Outro ponto de interesse é a instalação dedicada à Segunda Guerra Mundial, com a motocicleta original Zundapp 1934.

A exposição itinerante foi pensada como um ambiente interativo e educativo, aproximando o público do universo das motocicletas clássicas e customizadas – segmento que movimenta um mercado milionário e cresce anualmente, com estilos como Café Racer, Scrambler, Bobber e Shopper.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, destacou a importância cultural do evento: “A Ales tem buscado abrir suas portas para ações que valorizem a cultura capixaba e aproximem a população de diferentes expressões artísticas. A história da motocicleta é também a história do desenvolvimento, da liberdade e da criatividade. Essa exposição transforma nosso espaço em um ponto de turismo e conhecimento.”

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Ales, deputado Coronel Weliton (PRD), reforça o caráter educativo da mostra: “A motocicleta faz parte do cotidiano de milhares de capixabas. Trazer esse acervo para dentro da Assembleia é uma forma de estimular a educação no trânsito, valorizar colecionadores e promover o turismo. Queremos que estudantes, famílias e amantes das motos vivenciem essa experiência”, afirma.

O Espírito Santo possui 1.000.061 motoristas habilitados nas categorias A e similares e 745.971 motocicletas registradas. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abaciclo), com base em informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Já o presidente da ACMCC-ES, Marcelo Paranhos, afirma que a Exposição Itinerante chega para valorizar a história do motociclismo e fomentar o interesse pelo mundo custom. “O visitante terá a oportunidade de conhecer o universo da customização, um mercado milionário e em expansão. Nós pretendemos viajar o Espírito Santo todo no ano que vem com essa exposição e o museu está procurando uma cidade que queira abrigar definitivamente o acervo em terra capixaba, para que no final do ano o museu não vá para São Paulo”, reforça.

Sobre o Museu da História da Moto

O Museu da História da Moto nasceu do sonho de apaixonados por motocicletas que enxergam nelas mais do que um meio de transporte. O projeto busca disseminar cultura, turismo e educação por meio de acervos raros, experiências interativas e contato com colecionadores e especialistas.

Programação

10 a 12 e 15 a 19 de dezembro de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Entrada: Gratuita

10/12 – 13h: Reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Ales com presença de Teydi Deguchi (Shibuya Garage)
10/12 – 15h: Atendimento à imprensa com Teydi Deguchi e o artista Jota Pilatte
10/12 – 17h: Abertura oficial da Exposição Itinerante ao público.

Fonte : Ales