Assista ao 1º Debate ao Governo do Estado 2022 ES
MOVNEWS
O site MovNews promoveu o 1º debate entre os candidatos que concorrem ao cargo de governador do Estado do Espírito Santo na noite desta segunda-feira (05). O evento contou com a presença de Aridelmo Teixeira (Novo), Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (PL) e Guerino Zanon (PSD). O atual governador e candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), foi convidado, mas preferiu não participar.
Ao todo, o debate foi dividido em sete blocos. Os candidatos responderam perguntas elaboradas pelo jornalismo do MovNews, fizeram perguntas entre si, com direito a réplica e a tréplica. E também responderam questões da plateia.
ASSISTA O DEBATE COMPLETO ABAIXO:
Confira algumas partes do debate:
- Carlos Manato – Educação
“No nosso programa de governo, nós vamos fazer a escola inclusiva. Uma escola tipo militar, com um contraturno, em que a pessoa pode fazer uma qualificação diferente, como um ensino técnico. Nós vamos colocar mais dois profissionais: o assistente social e o psicólogo para tratar do professor, do aluno e da família. Vamos instituir o Menor Aprendiz da Escola, quando o aluno entrar no 1º ano do Ensino Médio, ele vai ganhar uma bolsa para fazer um estágio, para se preparar e qualificar para o primeiro emprego”, disse.
- Aridelmo Teixeira – Saúde
“Fazer o oposto que o nosso atual governador fez: importou médicos de Cuba, que nem conhecia o Espírito Santo e colocou para operar no Estado. Vamos pegar pessoas capacitadas. Vamos fazer os investimentos corretamente. O atual governador pegou o Estado investindo mais de 18% da receita em saúde e ano passado apenas 14%. Poderíamos comprar vagas na iniciativa privada para acabar com as filas, portanto, não esperar três anos para um atendimento”, pontuou.
- Guerino Zanon – Meio ambiente
“A cobertura vegetal é realmente uma questão que precisa ser executada emergencialmente. A região de Presidente Kennedy a Iúna tem uma área que precisa ser trabalhada com reflorestamento, com planas nativas e para corte. Isso é um projeto que precisa ser colocado em prática. A questão do reflorestamento às margens dos rios também. Tornar o Espírito Santo líder em desenvolvimento sustentável vai além de plantar árvores, é preciso tratar o esgoto despejado nos rios”, frisou.
- Audifax Barcelos – Turismo
“Nós até temos o espaço do Pavilhão de Carapina, que já foi prometido que seria transformado em um polo de eventos. No nosso governo, vamos executar. Temos que mudar o turismo no que diz respeito a Guarapari. Precisamos ter um foco diferenciado, resgatar a cidade, não só na época do verão para podermos movimentar todo o turismo. Precisamos de espaços para promoção de eventos e turismo de experiência. Temos que movimentar o turismo de negócio, o ecoturismo. É fundamental a divulgação do Espírito Santo. Esse é outro desafio”, falou.
Perguntas dos alunos
Alunos da faculdade Estácio de Sá também fizeram perguntas aos candidatos e o foco foi a geração de empregos, agricultura familiar e feminicídio.
- Guerino: “Linhares foi o município que mais gerou emprego nos últimos 20 anos e isso é fruto de um projeto vitorioso com investimentos e qualificação de alunos da oitava série até o segundo ano do Ensino Médio”.
- Manato: “O governo não tem cumprido o seu papel e não estou vendo a preparação dos alunos para a era digital. Espero poder ajudar a mudar isso”.
- Aridelmo: “O Espírito Santo precisa de um plano que leve tecnologia para a área rural e assim o agricultor consiga fazer sua colheita e agregar valor. Com isso vai ganhar competitividade no mercado”.
- Audifax: “Sobre feminicídio, o cuidar da mulher foi uma das políticas que implantei na minha gestão na Serra. Éramos campeões de homicídios no Brasil e o feminicídio muito nos preocupava. Vamos implantar isso no ES”.
Considerações finais
- Aridelmo: “Quero agradecer ao MovNews pelo espaço e a participação dos alunos da Estácio. Destacar a ausência do Casão fujão. Se você quer mais segurança e não concorda com a demora para fazer exames de saúde, vote no Aridelmo 30”.
- Audifax: “Fui gestor da Serra e estou preparado para ser governador do ES. Coloco meu nome e meu número é 18 para melhorar a segurança, que será minha prioridade, e também a saúde. Quero ser municipalista e estar presente em todo o Estado”.
- Guerino: “Agradeço a oportunidade de colocar na mesa os problemas do ES e a ausência do atual governador que não esteve presente e não tem entregas. Ele deixa uma marca que nos envergonha que é mais um milhão de pessoas passando fome. Não vejo o projeto estado presente porque só enxergo a violência crescendo. Peço seu voto para Guerino 55”.
- Manato: “Agradeço ao MovNews e aos colegas de debate. Vou trabalhar com a meritrocacia, colocar o gestor certo no lugar certo. É o combate à corrupção. Me dê a oportunidade de cuidar da sua saúde e da segurança. Vote Manato 22”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui