Associação de Diretores Apoia a Manutenção da Rotina Pedagógica Escolar

Associação de Diretores Apoia a Manutenção da Rotina Pedagógica Escolar

Estratégia consegue mensurar se conteúdo dado em sala foi absorvido pelos estudantes, afirmam representantes da entidade

Representantes da Associação de Diretores e ex-Diretores de Escolas Públicas do Espírito Santo (Adires) defenderam a Rotina Pedagógica Escolar (RPE) durante a  Comissão de Educação nesta segunda-feira (29). O coordenador-geral da entidade, Rômullo Rodrigues, explicou que a estratégia visa monitorar se o conteúdo dado em sala de aula é realmente aprendido pelo aluno.

“A gente garante que o conteúdo que o menino deveria ter aprendido na primeira série, que ele de fato aprenda na primeira série”, contou o convidado. De acordo com Rômulo, esse monitoramento tem objetivo de “evitar que esse menino chegue lá na terceira série com aquele discurso ‘eu não aprendi isso’”.

Fotos da reunião

O coordenador-geral disse que o RPE, como é conhecida a iniciativa entre os profissionais da área, foi implementada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) neste ano e funciona nas unidades da rede estadual, abrangendo duas disciplinas: Matemática e Português.

Nesse sentido, avaliou o convidado, tornam-se importantes os programas de fortalecimento da aprendizagem colocados em prática pela Sedu, como o nivelamento e o reforço escolar. Essas medidas atrelam o avanço do conteúdo ministrado nas aulas à absorção pelos estudantes.

Conforme exemplo dado, se um aluno tinha dificuldades em Matemática na primeira série e concluiu o programa de fortalecimento de aprendizagem, na segunda série é feita nova avaliação para dar continuidade ao currículo.

Autonomia

A falta de autonomia dos professores dentro das classes foi uma questão levantada pelo presidente da Comissão de Educação, Dary Pagung (PSB). No entanto, a diretora de Recreação da Adires, Luciana Marques, frisou que não enxerga interferência na iniciativa porque a RPE não muda o conteúdo curricular.

Rômullo Pereira realçou que a rotina pedagógica combate a defasagem no ensino por meio da quantificação individual de ensino em cada etapa da vida escolar. “A gente não pode deixar para monitorar o tanto que esse menino aprendeu no ano de 2025, de 2026, a gente tem que começar agora”.

A reunião também contou com a participação dos deputados Tyago Hoffman (PSB), Delegado Danilo Bahiense (PL), Capitão Assumção (PL) e Gandini (PSD).

Adires

A Adires foi criada em novembro de 2013 com o objetivo de promover o interesse dos diretores e ex-diretores no sentido de uma educação pública melhor, inclusive por meio de articulação com a comunidade escolar e outros setores. Atualmente a entidade conta com associados nos 78 municípios capixabas, totalizando 320 diretores filiados das 400 unidades estaduais.

Fonte: Assembleia Legislativa