Audifax pode ser substituído por Vandinho na rivalidade com Vidigal

Audifax pode ser substituído por Vandinho na rivalidade com Vidigal

Há 25 anos, dois políticos se revezam no comando do maior município do Estado. O atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), está em seu quarto mandato, tendo assumido o comando da cidade pela primeira vez em 1997. Foi reeleito em 2000 e em 2004 elegeu seu sucessor, Audifax Barcelos.

A aliança com Audifax durou pouco, apenas um mandato. No final de 2008 o PDT decidiu lançar novamente Vidigal, não permitindo que Audifax disputasse a reeleição. Ali começou a rivalidade entre os dois. Desde então, a dupla briga pelo comando do município, com campanhas acirradas, troca de acusações e clima sempre hostil durante o período eleitoral.

Com o fim do terceiro mandato de Audifax e o seu projeto de comandar o Estado – ele é pré-candidato ao governo pela Rede –, o tom bélico arrefeceu, o que não significa, porém, fim da rivalidade na Serra. Se depender do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), o prefeito Vidigal não terá vida tranquila. Vandinho tem dado sinais de que tem tudo para ocupar o lugar de Audifax no contraponto ao pedetista.

Vandinho disse claramente que é oposição ao prefeito Sergio Vidigal e que o PSDB da Serra pode até colocar o pé na porta a uma possível aliança com o PSB, por conta de supostamente o partido de Casagrande estar alinhado ao PDT no município.

Tem sido comum, também, o deputado subir à tribuna da Assembleia para criticar a gestão de Vidigal, em quase todas as frentes, e tem usado boa parte de suas postagens em redes sociais para o mesmo fim. “O prefeito só sabe pintar pracinhas”, disse o deputado em uma das publicações ao criticar a gestão da saúde na Serra.

E o embate não deve se limitar a discursos e postagens nas redes sociais. Vandinho está apostando alto na pré-candidatura a deputado federal do presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira (PSDB). O vereador deve disputar o mesmo eleitorado de Sueli Vidigal (PDT), primeira-dama do município, que é pré-candidata ao mesmo cargo.

Caldeira se filiou ao PSDB durante a janela partidária. Antes mesmo de se filiar, porém, ele já fazia parte do grupo político de Vandinho. Na legislatura anterior, Caldeira era oposição ao então prefeito Audifax, de quem hoje Vandinho está mais próximo. Durante o programa, Vandinho falou que tem “conversado” com o pré-candidato ao governo pela Rede e chegou a citar que se o PSDB da Serra se unir a Audifax, a derrota de Casagrande no município será “acachapante”.

Eleição de 2024 no radar?

Embora todos os olhos estejam voltados para as eleições de outubro, é pertinente dizer que muitos arranjos deste ano levam em conta a eleição municipal de 2024. Provavelmente Vidigal poderá tentar a reeleição ou tentar emplacar um sucessor e Audifax deverá também apoiar alguém para a vaga, uma vez que seu foco parece estar no projeto estadual – ao menos por ora.

Se a aproximação entre Audifax e Vandinho vingar e o PSDB apoiar o ex-prefeito em sua candidatura ao governo do Estado, o deputado pode receber de volta, daqui a dois anos, apoio de Audifax para ser candidato a prefeito. Em 2020, Vandinho ficou em terceiro lugar na corrida para a prefeitura, tendo 17% dos votos válidos.

Dificilmente, porém, Vandinho teria a possibilidade de uma dobradinha com o PSB, caso decida apoiar o governador Casagrande à reeleição. Isso porque o partido tem o deputado Bruno Lamas, que também almeja a Prefeitura da Serra e não tem nenhuma intenção de abrir mão da disputa em favor de Vandinho.

Quem te viu, quem te vê…

A aproximação com Audifax e a oposição a Vidigal por parte de Vandinho chama a atenção, principalmente, quando se olha para trás. Em 2016, Vandinho abriu mão da candidatura a prefeito para ser vice na chapa de Vidigal. Os dois, porém, perderam a Prefeitura da Serra para a reeleição de Audifax.

Depois, durante o mandato, o vereador Rodrigo Caldeira virou presidente da Câmara e, já ligado ao grupo de Vandinho, fez uma oposição ferrenha ao prefeito Audifax, que contou com judicialização e pedido de escolta policial, dos dois lados.

“Somos base independente”

Questionado se, neste mandato, se considera base aliada, independente ou oposição ao prefeito Sergio Vidigal, o presidente Rodrigo Caldeira disse que é base, mas independente. Questionado se ele e os outros dois vereadores do PSDB – Marlon Fred e Gilmar Dadalto (Raposão) – fazem parte da gestão, Caldeira disse que sim. “Somos base”.

Pelo menos até o momento, a oposição de Vandinho não respingou na Câmara da Serra. “Vandinho é deputado e tem o mandato dele. Ele não pede para sermos oposição ao prefeito”, disse Caldeira.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Sérgio Peixoto, também afirmou que o relacionamento da prefeitura com os vereadores tucanos é tranquilo. “Os vereadores não têm feito oposição, não. O presidente é independente e o Fred e o Raposão sempre nos acompanham nas votações. Na Câmara não tem problema, a não ser que comece a partir de agora com a fervura da panela da campanha eleitoral”, disse Peixoto.

Reprodução: Folha Vitória